Salmo 30 — Louvor e agradecimento, todos os dias
Apesar de tudo o que possa acontecer em sua vida, se lembre que há quem possa estar bem pior que você e, portanto, você deve agradecer todos os dias por aquilo que tem. E qual a melhor forma de fazer isso? Com uma oração. Muitas vezes não percebemos que existe muito a agradecer e, na maioria das vezes, acreditamos que há mais para lamentar. Mas a verdade é que você deve, sempre, agradecer a tudo o que tem.
Como vê, há sempre algo a agradecer e, como tal, deve orar ou ao menos ter uma conversa sincera com Deus para dar graças por todas as suas conquistas e por tudo aquilo que tem em sua vida. Quando rezamos antes de ir dormir, pedimos sempre bênçãos para nossa vida; pedimos apoio para aquilo que queremos realizar, mas devemos também agradecer sempre aquilo que já possuímos. Portanto, não se esqueça de fazer sempre uma oração de agradecimento, enumerando tudo aquilo que você já tem — e o Salmo 30 é uma excelente forma de começar.
Salmo 30 — O poder do agradecimento
Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim.
Senhor meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste.
Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo.
Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.
Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais.
Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado.
A ti, Senhor, clamei, e ao Senhor supliquei.
Que proveito há no meu sangue, quando desço à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade?
Ouve, Senhor, e tem piedade de mim, Senhor; sê o meu auxílio.
Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria,
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre.
Interpretação do Salmo 30
O Salmo 30 pode ser encarado como uma oração diária de agradecimento. Se quiser, você pode acender uma vela branca enquanto ora. Percebe que seu coração se encherá de luz, alegria e paz. E assim que você perceber o poder do agradecimento, mais coisas boas começarão a acontecer a você. Vamos, então, à interpretação do Salmo 30.
Versículo 1
“Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim”.
O Salmo começa com Davi exaltando ao Senhor com devoção, reconhecendo que Deus jamais permitiu que qualquer um de seus inimigos o atingissem.
Versículos 2 e 3
“Senhor meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste. Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo”.
Aqui, Davi revela que, em todas as vezes que clamou por Deus, foi atendido; inclusive nos momentos em que sofria de uma doença quase fatal. Diante dela, pede ao Senhor para sua alma se eleve, e não desça rumo à morte.
Versículos 4 e 5
“Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade. Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.
Nos próximos versículos, podemos constatar que a doença de Davi é de cunho emocional, e está estreitamente ligada à raiva; mas Deus está no controle de sua vida. Nos braços Dele, o salmista constata que o sofrimento pode até lhe acometer durante alguns momentos, mas é passageiro. Em breve, a alegria retorna, e o Sol volta a brilhar. A vida é assim, repleta de altos e baixos.
Versículos 6 a 10
“Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais. Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado. A ti, Senhor, clamei, e ao Senhor supliquei. Que proveito há no meu sangue, quando desço à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade? Ouve, Senhor, e tem piedade de mim, Senhor; sê o meu auxílio”.
Aqui, Davi mantém-se firme em buscar distância do pecado; e deve a isso seu louvor constante a Deus. Também se enaltece ao longo destes versículos a importância de ser grato ao Senhor em vida; enquanto há saúde e sanidade. Ainda assim, mesmo na doença, os filhos de Deus encontrarão respostas e amparo, pois Ele sempre virá ao socorro de seus filhos.
Versículos 11 e 12
“Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria, Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre”.
O Salmo 30 encerra quando Davi passa a revelar que se transformou e teve sua alma renovada por meio da glória do Senhor. Por isso, se sente à vontade em espalhar a palavra e toda a misericórdia do Pai.
Saiba mais :