Salmo 32 – significado do salmo de sabedoria de Davi
O Salmo 32 é considerado um salmo de sabedoria e um Salmo penitencial. A inspiração dessas palavras sagradas foram a resposta que Davi deu a Deus após o desfecho da situação que ele viveu com Bate-Seba. Confira a história no salmo abaixo.
O poder das palavras do Salmo 32
Uma das marcas de integridade das palavras da Escritura Sagrada é o fato de que as fraquezas e triunfos das personagens ali relatadas são vividamente descritas. Leia com fé e atenção as palavras abaixo.
Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniquidade, e em cujo espírito não há dolo.
Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo.
Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.
Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.
Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.
Tu és o meu esconderijo; preservas-me da angústia; de alegres cânticos de livramento me cercas.
Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista.
Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão.
O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cerca.
Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e cantai de júbilo, todos vós que sois retos de coração.
Interpretação do Salmo 32
Para que você consiga interpretar toda a mensagem deste poderoso Salmo 32, preparamos uma descrição detalhada de cada trecho dessa passagem, confira abaixo:
Versículos 1 e 2 – Bem-aventurado
“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniquidade, e em cujo espírito não há dolo”.
Bem-aventurado, na mensagem bíblica, quer dizer aquele que é feliz e foi abençoado por Deus, apesar de seus pecados. O pecador confesso que passa pela expiação e é perdoado por Deus deve alegrar-se, pois é um bem-aventurado.
Versículos 3 a 5 – Confessei-te o meu pecado
“Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado”.
Davi errou, pecou com Bate-Seba mas calou-se em uma resistência teimosa, para não admitir a culpa e esperar que o pecado e o seu castigo simplesmente desaparecessem. Enquanto ele não admitia, a sua consciência e seus sentimentos o atormentavam, mas o que mais doída era a mão pesada de Deus. Ele sabia que Deus sofria com o seu pecado e por isso, finalmente, pediu perdão. No momento do Salmo, Davi já havia sido perdoado e tinha seu relacionamento de fé com Deus retomado.
Versículo 6 – Todo aquele é piedoso
“Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão”.
Com base em sua própria experiência, Davi orienta a congregação. Ele mostra que todos que confiarem, orarem e se arrependerem de seus pecados, serão perdoados por Deus, assim como aconteceu com ele.
Versículo 8 e 9 – Instruir-te-ei
“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão”.
Esse salmo 32 é de compreensão delicada, pois há muitas mudanças de discurso. Nos versículos 8 e 9, o narrador é Deus. Ele diz que irá instruir, ensinar e guiar o povo, mas que eles não podem ser como cavalos ou mulas que seguem sem entendimento, que precisam de cabresto e freio, que não há outra forma de conduzi-los se não assim. Deus não deseja colocar cabresto no seu povo, ele sabe que precisa ser rígido para que o povo seja disciplinado, mas ele espera que os fiéis lhe sirvam de vontade própria.
Versículos 10 e 11 – Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos
“O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cerca. Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e cantai de júbilo, todos vós que sois retos de coração”.
Mais uma mudança no discurso, agora o salmista mostra o contraste entre as dores e misérias dos ímpios com a alegria daqueles que se arrependem de seus pecadosSaiba mais :