Salmo 34 — O louvor de Davi à misericórdia de Deus
O Salmo 34 é um Salmo de louvor e sabedoria. É um salmo de Davi que louva e comemora o seu escape de Abimeleque, o Rei de Gate. A experiência de Davi nesta cidade foi profundamente perturbadora e ele fingiu-se de louco para não morrer nessa cidade filisteia. Veja nossa explicação e interpretação do Salmo 34.
O poder das palavras sagradas do Salmo 34
Leia com atenção e fé as palavras sagradas deste Salmo:
Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem.
Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.
Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.
Olhai para ele, e sede iluminados; e os vossos rostos jamais serão confundidos.
Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o livrou de todas as suas angústias.
O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.
Temei ao Senhor, vós, seus santos, porque nada falta aos que o temem.
Os leõezinhos necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor, bem algum lhes faltará.
Vinde, filhos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor.
Quem é o homem que deseja a vida, e quer longos dias para ver o bem?
Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente.
Aparta-te do mal, e faze o bem: busca a paz, e segue-a.
Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.
A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.
Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias.
Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra.
Ele lhe preserva todos os ossos; nem sequer um deles se quebra.
A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados.
O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele se refugiam será condenado.
Interpretação do Salmo 34
Para que você consiga interpretar toda a mensagem deste poderoso Salmo 34, preparamos para você uma descrição detalhada de cada trecho dessa passagem, confira abaixo:
Versículos 1 a 3 – Bendirei ao Senhor em todo o tempo
“Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome”.
Os primeiros versículos deste Salmo 34 são dedicados a louvar e exaltar o senhor. Ele convida a todos a louvarem juntos e se alegrarem com a glória divina.
Versículos 4 a 7 – Busquei ao Senhor, e ele me respondeu
“Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou. Olhai para ele, e sede iluminados; e os vossos rostos jamais serão confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o livrou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”.
Nestes versículos, Davi mostra como o Senhor o atendeu e o livrou de seus temores. Ele mostra como Deus ouve a todos, mesmo os mais humildes e os livra de toda a angústia. Segundo Davi, tendo o crente a sensação de que Deus o rodeia, e está com ele, não há o que temer até mesmo nas situações mais desesperadoras.
Versículos 8 e 9 – Provai, e vede que o Senhor é bom
“Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Temei ao Senhor, vós, seus santos, porque nada falta aos que o temem”.
As palavras provai e vede estão no Antigo Testamento, e Davi as utiliza aqui para provar ao seu povo o quanto Deus é fiel. Ele indica também que os fiéis temem a Deus, pois assim nada os faltará. Segundo Davi, temer é um chamado ao assombro, mas também ao amor, louvor e reverência. Temer a Deus seria responder ao Senhor com devoção e obediência.
Versículo 10 – Os leõezinhos
“Os leõezinhos necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor, bem algum lhes faltará”.
Davi utiliza da analogia dos leões para reforçar que aqueles que vivem como feras, confiando apenas na sua própria força, comem como os leões: apenas quando conseguem. Já aqueles que confiam em Deus jamais passarão fome ou sofrerão. Isso mostra a confiança restaurada de Davi em Deus.
Clique Aqui: Salmo 20: tranquilidade e paz de espírito
Versículos 11 a 14 – Vinde, meninos
“Vinde, filhos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. Quem é o homem que deseja a vida, e quer longos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente. Aparta-te do mal, e faze o bem: busca a paz, e segue-a”.
Nestes versículos do salmo 34, Davi assume o papel de um sábio professor que ensina de forma didática aos mais novos o amor de Deus e a necessidade de apartar-se do mal e buscar a paz.
Versículos 15 e 16 – Os olhos do Senhor
“Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles”.
Nestes versículos, os olhos do Senhor mostram-se como vigias atentos, sempre consciente sobre o temor dos fiéis. Não precisa sentir medo, pois a face do Senhor nunca ignora os que fazem mal. Por isso os olhos e face do Senhor neste trecho simbolizam zelo e proteção.
Versículos 17 a 19 – O Senhor os ouve
“Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra”.
Mais uma vez o Salmo 34 volta a repetir que Deus está próximo, Deus conforta e livra todos os crentes e justos de suas angústias.
Versículos 20 e 21 – Guarda todos os seus ossos
“Ele lhe preserva todos os ossos; nem sequer um deles se quebra. A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados”.
Este trecho pode gerar dúvidas. Quando Davi diz que o Senhor guarda todos os seus ossos ele quer dizer que o Senhor o preserva, o guarda e o protege, não deixando que nada lhe aconteça, nem que um osso lhe partam. As palavras deste versículo contêm um detalhe da morte de Jesus. Quando os soldados romanos vieram quebrar as pernas de Jesus para fazê-lo morrer mais depressa, constataram que já havia morrido. Apesar do terrível sofrimento que o Senhor passou, nenhum de Seus ossos foi quebrado.
Versículo 22 – O Senhor resgata a alma dos seus servos
“O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele se refugiam será condenado”.
Como uma espécie de resumo de todo o Salmo 34, o último versículo reforça o louvor a Deus e a confiança de que nenhum dos fiéis a Ele serão condenados.
Saiba mais :