Salmo 53 – O julgamento de Deus para os ímpios
O julgamento de Deus para aqueles que não praticam seus mandamentos é claro e direto, e é o que está descrito no Salmo 53, que faz referência ao Salmo 14, onde o salmista se expressa com o mesmo poema.
As palavras fortes do Salmo 53
Leia com atenção:
Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Corromperam-se e cometeram abominável iniquidade; não há quem faça o bem.
Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há algum que tenha entendimento, que busque a Deus.
Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão, e não invocam a Deus?
Eis que eles se acham em grande pavor onde não há motivo de pavor, porque Deus espalhará os ossos daqueles que se acampam contra ti; tu os confundirás, porque Deus os rejeitou.
Oxalá que de Sião viesse à salvação de Israel! Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel.
Interpretação do Salmo 53
Para que você entenda melhor as palavras descritas no Salmo 53, preparamos uma interpretação detalhada dos versículos:
Versículo 1 e 2 – Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens
“Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Corromperam-se e cometeram abominável iniquidade; não há quem faça o bem. Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há algum que tenha entendimento, que busque a Deus”.
Nestes versículos são ditas palavras dos ímpios e também a forma como Deus observa seus filhos, Ele olha do alto dos céus em busca de seus fiéis, que o buscam e seguem seus preceitos.
Versículos 3 a 6 – Oxalá que de Sião viesse à salvação de Israel!
“Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um. Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão, e não invocam a Deus?
Eis que eles se acham em grande pavor onde não há motivo de pavor, porque Deus espalhará os ossos daqueles que se acampam contra ti; tu os confundirás, porque Deus os rejeitou. Oxalá que de Sião viesse à salvação de Israel! Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel”.
Mesmo com a descrição da punição de Deus contra os ímpios, o salmista acredita na alegria da misericórdia de Deus.
Saiba mais :