Salmo 57 – Deus, que me ajuda em tudo
O Salmo 57 nos ajuda em situações difíceis quando precisamos fugir de violências onde sabemos que só Deus é nosso maior refúgio e fortaleza. É Nele que devemos sempre depositar a nossa confiança.
As palavras de confiança do Salmo 57
Leia com atenção o salmo:
Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades.
Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.
Ele do céu enviará seu auxílio, e me salvará, quando me ultrajar aquele que quer calçar-me aos pés. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.
Estou deitado no meio de leões; tenho que deitar-me no meio daqueles que respiram chamas, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espada afiada.
Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; seja a tua glória sobre toda a terra.
Armaram um laço para os meus passos, a minha alma ficou abatida; cavaram uma cova diante de mim, mas foram eles que nela caíram.
Resoluto está o meu coração, ó Deus, resoluto está o meu coração; cantarei, sim, cantarei louvores.
Desperta, minha alma; despertai alaúde e harpa; eu mesmo despertarei a aurora.
Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; cantar-te-ei louvores entre as nações.
Pois a tua benignidade é grande até os céus, e a tua verdade até as nuvens.
Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e seja a tua glória sobre a terra.
Interpretação do Salmo 57
A seguir, confira a interpretação que preparamos sobre o Salmo 57, dividida em versículos:
Versículos 1 a 3 – Ele do céu enviará seu auxílio
“Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades. Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele do céu enviará seu auxílio, e me salvará, quando me ultrajar aquele que quer calçar-me aos pés. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade”.
Nestes versículos, é claro ver o clamor de Davi a Deus, o único refúgio seguro a quem devemos procurar nos momentos mais difíceis que enfrentamos. Assim como Davi, devemos clamar ao Deus altíssimo por sua misericórdia, pois ele nunca nos abandona; sempre está ao nosso lado. Deus age sempre pelo bem de seus servos.
Versículos 4 a 6 – Armaram um laço para os meus passos
“Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; seja a tua glória sobre toda a terra. Armaram um laço para os meus passos, a minha alma ficou abatida; cavaram uma cova diante de mim, mas foram eles que nela caíram”.
Vemos aqui que seus inimigos o espreitam, como leões. Entretanto, em meio ao momento de aflição, o salmista clama por Deus, exaltando o Senhor que, amorosamente, ajuda os necessitados. O salmista se sente como um pássaro, apanhado facilmente em uma rede; mas sabe que seus inimigos cairão na própria armadilha.
Versículo 7 – Resoluto está o meu coração
“Resoluto está o meu coração, ó Deus, resoluto está o meu coração; cantarei, sim, cantarei louvores”.
Ao constatar que seu coração está preparado, Davi garante que permanecerá fiel ao Senhor, como se manteve desde o início.
Versículos 8 a 11 – Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos
“Desperta, minha alma; despertai alaúde e harpa; eu mesmo despertarei a aurora. Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; cantar-te-ei louvores entre as nações. Pois a tua benignidade é grande até os céus, e a tua verdade até as nuvens. Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e seja a tua glória sobre a terra”.
Como é comum à maioria dos Salmos, temos aqui um voto de louvor a Deus, centrado na salvação, na misericórdia e na verdade do Senhor.
Saiba mais :