Salmo 60 – Derrota e Vitória
No momento em que lutava contra os sírios, Davi sofreu grandes dificuldades, mas jamais foi desamparado por Deus, que é força em nossa fraqueza e é nosso grande auxiliador. Em meio às perseguições e os perigos constantes, a vitória foi alcançada.
As palavras de vitória do Salmo 60
Leia com atenção o salmo:
Ó Deus, tu nos rejeitaste, tu nos esmagaste, tu tens estado indignado; oh, restabelece-nos.
Abalaste a terra, e a fendeste; sara as suas fendas, pois ela treme.
Ao teu povo fizeste ver duras coisas; fizeste-nos beber o vinho de aturdimento.
Deste um estandarte aos que te temem, para o qual possam fugir de diante do arco.
Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e responde-nos.
Deus falou na sua santidade: Eu exultarei; repartirei Siquém e medirei o vale de Sucote.
Meu é Gileade, e meu é Manassés; Efraim é o meu capacete; Judá é o meu cetro.
Moabe é a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato; sobre a Filístia darei o brado de vitória.
Quem me conduzirá à cidade forte? Quem me guiará até Edom?
Não nos rejeitaste, ó Deus? e tu, ó Deus, não deixaste de sair com os nossos exércitos?
Dá-nos auxílio contra o adversário, pois vão é o socorro da parte do homem.
Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos.
Interpretação do Salmo 60
Para que você compreenda bem as sábias palavras do Salmo 60, nossa equipe preparou uma interpretação detalhada dos versículos.
Versículos 1 a 5 – Ao teu povo fizeste ver duras coisas
“Ó Deus, tu nos rejeitaste, tu nos esmagaste, tu tens estado indignado; oh, restabelece-nos. Abalaste a terra, e a fendeste; sara as suas fendas, pois ela treme. Ao teu povo fizeste ver duras coisas; fizeste-nos beber o vinho de aturdimento. Deste um estandarte aos que te temem, para o qual possam fugir de diante do arco. Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e responde-nos”.
Nesses versículos, Davi expõe sua lamentação diante da batalha que estava enfrentando, deixando claro o que o poder de Deus é capaz de permitir e igualmente, sua fé e sua confiança de que Ele sempre vem em nosso auxilio correspondendo ao nosso chamado.
Versículos 6 a 10 – Quem me conduzirá à cidade forte?
“Deus falou na sua santidade: Eu exultarei; repartirei Siquém e medirei o vale de Sucote. Meu é Gileade, e meu é Manassés; Efraim é o meu capacete; Judá é o meu cetro. Moabe é a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato; sobre a Filístia darei o brado de vitória. Quem me conduzirá à cidade forte? Quem me guiará até Edom? Não nos rejeitaste, ó Deus? e tu, ó Deus, não deixaste de sair com os nossos exércitos?”
A soberania de Deus é afirmada nesses versículos com sua ação em toda Israel, pois Ele jamais deixaria seu povo desamparado ou permitiria que sua cidade santa seja afrontada com seus maiores medos e com a derrota. Deus é a vitória e seu povo.
Versículos 11 e 12 – Em Deus faremos proezas
“Dá-nos auxílio contra o adversário, pois vão é o socorro da parte do homem. Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos”.
Os filhos de Deus sabem que é nele que sua confiança deve ser depositada e que com ele, grandes feitos serão realizados. Pois ele é nossa força e é ele quem nos conduz a vitória.
Saiba mais :