Salmo 95: a alegria em ser temente à Deus
Proporcionando a cura para todos e quaisquer males, um Salmo é leitura universal e independe de sua crença para proporcionar resultados. A exemplo, inúmeras bênçãos e milagres foram atribuídas à cada um dos 150 Salmos responsáveis por compor tal livro bíblico. Neste artigo iremos nos debruçar sobre o significado e a interpretação do Salmo 95.
Salmo 95: a alegria vem do Senhor
Esse poder inexplicável acontece a cada vez que um indivíduo recita ou canta um Salmo – formato de oração recomendado para os versos -, ativando então uma poderosa força Maior a cada palavra que sai de si. Essa força seria então responsável por direcionar e movimentar as energias ao seu redor, de forma que ela se encarregaria de colocar sua vida nos eixos.
Para obter os resultados máximos de cada um dos Salmos compostos pelos reis Davi e Salomão em sua maioria, recomenda-se que estes sejam recitados ou cantados durante períodos entre 3, 7 ou 21 dias, dependendo da intensidade do objetivo que deseja alcançar.
Salmo 95: a alegria e temor à Deus
Funcionando como uma espécie de convite para adorar à Deus, o Salmo 95 é claramente uma composição alegre e entusiasmada sobre o coração benevolente e o poder do Criador. São exaltadas características e situações onde Ele é comparado à solidez e proteção dos rochedos, amparando seus filhos com Seu amor imensurável. Diante disso, são aconselhadas a expressão dessa devoção em forma de músicas, cânticos, palmas e danças a fim de fortalecer o corpo e a alma, aumentando a alegria de viver.
Entretanto, segmentado em duas partes, o segundo bloco do Salmo 95 inesperadamente toma outro rumo, advertindo os impuros e descrentes sobre as consequências para os que desobedecem as palavras de Deus. Para o salmista, devemos estar sempre dispostos a ouvir a voz divina; o que precisa acontecer hoje mesmo, e não apesar seguir prometendo que o fará amanhã.
De acordo com este Salmo, os que endurecerem seus corações e se refutarem a obedecer as leis de Deus, mesmo dando ouvidos às suas palavras, podem ter como resultado a não salvação e, em sua ira, serão impedidos de desfrutar do descanso no reino dos céus.
Basicamente, a leitura do Salmo 95 pode servir de modo direto à indivíduos que precisam da humildade para facilitar a compreensão da palavra; dos que necessitam de um estímulo à expectativas positivas para concretizar desejos; e ainda na concessão da paz entre as pessoas.
Vinde, cantemos ao Senhor; jubilemos à rocha da nossa salvação.
Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos.
Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses.
Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas.
Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.
Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.
Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,
Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;
Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra.
Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos.
A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.
Interpretação do Salmo 95
A seguir, você verá uma interpretação mais aprofundada do Salmo 95, explicando cada um dos versículos.
Versículos 1 a 7 – Vinde, cantemos ao Senhor
“Vinde, cantemos ao Senhor; jubilemos à rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos. Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.
Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,…”
Versículo 8 – Não endureçais os vossos corações
“Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto”
Este é um trecho que se refere a Meribá (citado em algumas outras transcrições bíblicas), e relembra a ocasião em que os israelitas passaram a duvidar que Deus possuía um plano para eles. Assim, nesta localidade, aconteceria uma rebelião; e, assim, toda uma geração de hebreus foi impedida de desfrutar a oportunidade das bênçãos Divinas.
Versículos 9 a 11 – É um povo que erra de coração
“Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra. Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos. A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso”.
O Salmo 95 finaliza com um chamado à obediência, por meio da adoração. Além disso, temos também um lembrete de que o juízo do Senhor sempre chega, especialmente àqueles que não levam seus ensinamentos a sério.
Saiba mais :