Santa Bárbara — A santa regente do signo de Sagitário
Santa Bárbara foi uma santa muito presente nos momentos de dores da humanidade. Em desastres e tristezas do coração, o sagitariano também deve estar preparado. Até mesmo para um diálogo com o próximo. Os perigos que ameaçam a morte podem ser reais, por isso sempre é necessário um espírito preparado e destemido.
Santa Bárbara, a santa protetora do signo de Sagitário
Santa Bárbara nasceu no final do século III, na cidade de Nicomédia (atualmente território turco). Era uma jovem bela e sonhadora, filha única de Dióscoro, alto membro da nobreza; rígido e conservador.
Devido aos princípios de seu pai, Bárbara passou sua infância e boa parte da adolescência fechada em uma torre, impossibilitada de visitar a cidade e frequentar a sociedade. No entanto, ao invés de encarar a clausura como um castigo, a garota passou a comtemplar, lá do alto, a natureza em sua totalidade: as estações, o sol, a chuva, os animais…
Toda essa contemplação fez com que Bárbara passasse a questionar a criação. Tudo isso realmente seria obra de “deuses” (como seu povo acreditava)? Ou será que existe uma força maior por trás dessas maravilhas?
Pois bem, quando a santa atingiu a idade para se casar, em torno dos 17 anos, seu pai permitiu que saísse da torre; a fim de apenas receber a visita de pretendentes.
Sentindo todo o interesse a superficialidade daqueles encontros, Bárbara rejeitou todas as propostas. Seu pai, crendo que essa rebeldia fosse devido ao tempo em que a garota passou na torre, permitiu que Bárbara conhecesse a cidade.
Saiba mais sobre os santos de cada Signo do Zodíaco!
Bárbara conhece a palavra de Cristo
Em uma dessas visitas, Bárbara acabou por conhecer o grupo de cristãos da Nicomédia, que transmitiram a ela as palavras do Senhor Jesus Cristo; bem como o mistério da Santíssima Trindade.
Com todo seu coração, Bárbara se converteu ao cristianismo, e foi batizada logo em seguida. Em Jesus, ela encontrou o sentido de sua vida.
De volta à sua torre, Dióscoro decidiu construir um banheiro para sua filha, e que ali fossem colocadas duas grandes janelas. Dada a ordem, o nobre saiu em viagem, e Bárbara ordenou que fosse construída uma terceira janela com uma cruz, em homenagem à Santíssima Trindade.
Ao retornar de viagem, Dióscoro, ouvindo a justificativa da filha, ficou furioso e, num impulso de ira, denunciou Bárbara ao governo. Assim, sua filha seria condenada a tortura em praça pública, até que renunciasse sua fé cristã. Mas para a surpresa de todos, Bárbara não renegou seu amor a Jesus Cristo.
Depois de intensas torturas e gritos furiosos da população, Santa Bárbara foi degolada por seu próprio pai. No entanto, quando a cabeça de sua filha tocou o chão, Dióscoro foi atingido por um raio e caiu no chão, sem vida.
Por isso, a santa é conhecida como protetora durante períodos de raios e tempestades. Além disso, Bárbara de tornou símbolo de coragem e verdade, especialmente para os jovens. Ela nos ensinou muito sobre buscar a verdade, de coração aberto; e que o casamento não deve acontecer por interesse, mas por amor.
Oração para Santa Bárbara
Assim como aventureiro e questionador sagitariano, Santa Bárbara jamais se limitava a crer naquilo que não fizesse sentido, ou a fizesse se sentir viva. Por isso, sempre que quiser se conectar com ela, e pedir para que proteja seus passos, faça a seguinte oração:
“Oh! Virgem santíssima, Santa Bárbara, que tantas dores sofreu, conceda a mim, meus familiares e amigos a sorte de não sofrermos tragédias e não enfrentarmos nenhum perigo de morte. Assim, seja, minha santa!”
Finalize a oração com uma Ave Maria, com muita fé.
Ritual de Santa Bárbara
Para pedir por bençãos e proteção, compre uma imagem bem bonita de Santa Bárbara e deixe-a ao lado de uma vela azul. Acenda a vela e, enquanto queima, faça uma oração e um pedido à sua santa protetora.
Quando a vela acabar, jogue o resto de cera no lixo e lave o pires normalmente. A imagem pode continuar servindo de decoração, devoção ou inspiração no seu lar ou ambiente de trabalho.
Saiba mais :