Santo do dia 04 de julho: Santa Isabel
O Santo do Dia 04 de julho tem como representante uma grande mulher santa, que vivia de caridade e era reconciliadora. Santa Isabel vivia muito bem isso a partir de sua família.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 04 de julho
No ano de 1270, na Espanha, nasceu Santa Isabel, a representante do santo do dia de hoje. Ela fazia parte da família de Aragão, que lhe permitiu ter uma excelente formação cristã. Com apenas 12 anos de idade, Santa Isabel foi entregue em casamento ao rei Diniz, rei de Portugal, e ela já dava testemunho como esposa cristã, mulher de oração e centrada na Eucaristia. Ela ajudou a propagar a devoção para Nossa Senhora da Conceição.
Quando tinha 20 anos de idade, Santa Isabel teve seu filho Afonso IV. Este viveu muitos conflitos com seu pai, o rei Diniz.
Santa Isabel foi uma mulher de caridade e reconciliadora. Mesmo sendo rainha de Portugal, ela nunca esqueceu de seu lugar como irmã dos mais necessitados. Podemos dizer também que uma de suas últimas obras de caridade foi cuidar de seu próprio esposo. Dom Diniz havia feito a santa do dia sofrer muito, mas quando precisou dos cuidados de Isabel, ela se dispôs a isso, ela quis cuidar do esposo.
O rei Diniz ficou doente no ano de 1324 e no ano seguinte acabou falecendo. Foi então que Santa Isabel, representante do santo do dia, deixou sua condição de viver como rainha no palácio e recebeu o hábito como franciscana, clarissa.
No ano de 1336, a santa saiu de Coimbra. Ela foi ao encontro de seu filho, devido a um novo conflito familiar. Nesta época ela passava dos 60 anos e estava enferma, mas ainda assim conseguiu chegar ao destino. Foi então acolhida pelo filho e foi lá que faleceu. Santa Isabel foi enterrada em Coimbra, como seu desejo. Hoje ela está enterrada em uma Igreja dedicada a ela.
Leia também: Santo do dia 05 de julho: Santo Antônio Maria Zaccaria
Oração para o santo do dia
Com fé, repetimos hoje a oração para Santa Isabel:
Gloriosa Rainha Santa Isabel, venho pedir-Vos a Vossa protecção,
a vós que nunca deixastes de atender a todos
os que recorriam ao Vosso bondoso coração.
O amor de Jesus inflamava o Vosso espírito do mal,
ardente amor cristão, levando-Vos à prática diária da caridade,
dando amparo a todos os que recorriam a vós Santa Isabel,
Rainha de Portugal.
Cheio de confiança no Vosso poder e merecimento perante o Altíssimo,
eu Vos peço, dignai-Vos proteger-me a mim e à minha família
contra as incertezas da existência.
Peço-Vos, Senhora, que estejamos eu e a minha família
amparados pela Vossa protecção
e que possamos sempre estar ao abrigo de privações e de embaraços,
que jamais, com a graça de Deus e com o Vosso auxílio,
falte o pão e o alimento à nossa mesa.
Amém.
Leia também: Santo do dia 06 de julho: Santa Maria Goretti
Saiba mais :