Santo do dia 08 de setembro: Natividade de Nossa Senhora
Na data de hoje, ao falarmos do Santo do Dia 08 de setembro, relembramos a Natividade de Nossa Senhora. Maria nasceu, foi amamentada e cresceu sendo prepara para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Nosso Senhor, Deus.
Santo do dia 08 de setembro
Maria deixou sua marca de amor no mundo e por isso mais de uma vez por ano celebramos sua vida, o que não é diferente ao falarmos do santo do dia de hoje. Hoje comemoramos o dia em que Deus iniciou Seu plano eterno. Hoje celebramos o dia em que Deus começou a trabalhar na construção da ‘casa’, na qual seu Rei desceria e habitaria. Esta casa é Maria, Nossa Senhora, e foi construída com sete colunas, que representam os dons do Espírito Santo.
Deus estava dando um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor e é esta a razão de comemorarmos e celebrarmos a vida de Maria hoje. Este também é o motivo para a Natividade de Nossa Senhora ter sido celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres.
De acordo com a tradição, Joaquim e Ana, os pais de Maria, não podiam ter filhos. Contudo, em um certo momento, em meio às lágrimas, orações e penitências, o casal alcançou esta graça de Deus de ter uma filha.
Foi desta forma que nasceu Maria, sendo alimentada e crescendo para ser a Mãe do Rei dos séculos, a Mãe de Deus, Nosso Senhor. Hoje o que comemoramos é a vinda desta santa mulher para este mundo e não somente o nascimento para o céu, como se considera ao falar de outros santos.
Não há dúvida, tanto para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, de que o nascimento de Maria Mãe é razão de júbilo. Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade.
A Maria, Mãe de Deus, voltamos hoje nossos corações.
Leia também: Santo do dia 09 de setembro: São Pedro Claver
Oração para o santo do dia
Na oração para o santo do dia 08 de setembro voltamos nossas orações para a Mãe Maria Santíssima. Com fé repetimos:
Oh, Maria Santíssima,
eleita e destinada ao eterno pela augustíssima Trindade
para mãe do Unigênito Filho do Pai,
anunciada pelos profetas,
esperada pelos patriarcas e desejada por todas as gentes,
sacrário e templo vivo do Espírito Santo,
sol sem mancha, porque fostes concebida sem pecado original,
Senhora do Céu e da Terra,
Rainha dos céus e dos anjos!
Nós, humildemente prostrados,
vos veneramos e nos alegramos pela solene comemoração anual
de vosso felicíssimo nascimento.
E do mais íntimo de nosso coração,
nós vos suplicamos que vos digneis, benigna,
vir a nascer, espiritualmente, em nossas almas,
para que, cativadas estas por vossa amabilidade e doçura,
vivam sempre unidas ao vosso dulcíssimo e amabilíssimo Coração.
Amém!
Saiba mais :