Santo do dia 10 de outubro: São Daniel Comboni
Fundador do “Instituto para as Missões, projeto cuja ideia era salvar a África por meio dos próprios africanos, São Daniel Comboni é o Santo do Dia 10 de outubro.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 10 de outubro
Nascido no ano de 1831 em Limone, na Itália, São Daniel Comboni, santo do dia de hoje, foi o único sobrevivente entre oito irmãos. Ele ingressou em um internato em Verona aos dez anos de idade, e aos dezessete ouviu contar das vicissitudes dos missionários na África, e decidiu então que dedicaria sua vida para a evangelização dos africanos.
São Daniel Comboni foi ordenado sacerdote aos vinte e três anos de idade. Após isso, e depois de uma preparação cuidadosa, na qual estudou árabe, medicina, música a mais, ele partiu para o continente africano no ano de 1857.
Na África, o santo do dia 10 de outubro ficou impressionado com a situação terrível na qual viviam os escravos. Ali já estava arraigada a prática do tráfico de escravos a tal ponto que, no Egito e no Sudão, o único local no qual encontravam asilo os escravos eram nas missões de São Daniel Comboni.
Após dois anos na África, o santo do dia precisou regressar para a Itália. Contudo, ele não desanimou e então idealizou um projeto para o qual deu o nome de “Plano para a regeneração da África”. O principal objetivo deste projeto era salvar o continente por meio de seu próprio povo. Ele se propunha a fundar hospitais, escolas e universidades ao longo de toda a costa do continente. Ali seriam formados futuros cristãos, enfermeiros, professores, sacerdotes e religiosos. Estes depois iriam para o interior do continente para assim evangelizarem as populações africanas e promoverem o desenvolvimento.
Dez anos após o ano em que foi para a África, São Daniel Comboni fundou o “Instituto para as Missões na África. Hoje ele dá lugar para os Missionários Combonianos.
Já no ano de 1877 o santo do dia foi ordenado Bispo da África Central e em seguida ordenou como sacerdote um antigo escravo, sendo este o primeiro padre africano daquele lugar. Neste tempo, na Europa, ainda havia quem negasse ao africano a evidência de ser pessoa.
São Daniel Comboni foi um grande missionário e deixou seu grande testemunho de fé. Ele partiu para a Glória aos 50 anos de idade, no dia 10 de outubro de 1881. O santo foi beatificado em 17 de março de 1996 e canonizado em 5 de outubro de 2003.
Leia também: Santo do dia 11 de outubro: Santo Alexandre Sauli
Oração para o santo do dia
Com fé, repita a oração de hoje:
“Senhor Jesus, que chamaste São Daniel Comboni ao teu seguimento numa dedicação e amor admiráveis aos povos de África, faz que, seguindo o seu exemplo, os teus discípulos se entreguem de alma e coração à missão que lhes confias. Amém”
Leia também: Santo do dia 12 de outubro: Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Saiba mais :