Santo do dia 12 de julho: São João Gualberto
O Santo do Dia 12 de julho é São João Gualberto. Ele é considerado o pai dos monges e foi encaminhado por Deus para a vida religiosa, para a vida de eremita e depois para a fundação de uma nova Ordem, chamada de Vallombrosa.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 12 de julho
É com muita alegria que hoje a Igreja celebra a vida de santidade de São João Gualberto.
O santo do dia 12 de julho nasceu em uma nobre família de Florença. Recebeu boa educação cultural, mas pouco lhe foi ensinado sobre a vida religiosa. Foi por isso que com muita facilidade ele foi se entregando para as liberdades perigosas e para as vaidades do mundo.
Contudo, quando o irmão de São João Gualberto foi assassinado, assim como seu pai o santo do dia se revoltou e jurou a morte para o causador da tragédia. Mas, em um certo dia numa estreita estrada, o santo encontrou o assassino de seu irmão desarmado. Quando viu aquilo, ele arrancou suas espada para vingar a morte do irmão, até que de repente ouviu a súplica: “Por amor de Jesus que neste dia morreu por nós, tem piedade de mim, não me mates!”.
Isso aconteceu em uma Sexta-feira Santa e João Gualberto foi tocado pela misericórdia de Deus. Assim, ele acolheu o assassino com o seu perdão. Depois, ao entrar em uma Igreja, ele recebeu aos pés do Crucificado a graça do perdão e da vida nova.
Durante o processo de conversão do santo do dia 12 de julho, Deus o encaminhou para a vida religiosa e eremítica. Depois disso, ele foi encaminhado para a fundação de uma nova Ordem, Vallombrosa. Lá ele se tornou pai dos monges e modelo.
Aos 73 anos de idade, no ano de 1073, São João Gualberto partiu para a Vida Eterna, mas antes partilhou para os irmãos: “Quando quiserem eleger um abade, escolham entre os irmãos o mais humilde, o mais doce, o mais mortificado”.
Leia também: Santo do dia 13 de julho: Santo Henrique e Santa Cunegundes
Oração para o santo do dia
Hoje voltamos nossas orações para São João Gualberto, que foi capaz de perdoar o assassino do próprio irmão. Pedimos que o santo do dia nos ajude pela misericórdia divina para que nós também possamos aprender a graça do perdão. Com fé, repita:
Amado São João Gualberto, que soubestes perdoar ao assassino de vosso irmão, intercedei por nossa Igreja. Que a cada minuto de nossas vidas sejamos ajudados pela misericórdia divina e por vós, para que aprendamos também nós a graça do perdão. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
The best HTML related articles are available on our blog. Browse them to get interesting content.
Leia também: Santo do dia 14 de julho: São Camilo de Léllis
Saiba mais :