Santo do dia 12 de setembro: São Nilo
O Santo do Dia 12 de setembro atraiu a muitos por meio de testemunho de fé. Além disso, São Nilo teve a alegria de ser responsável pela fundação de diversos mosteiros na região Sul da Itália.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 12 de setembro
No dia de hoje nos voltamos para a história de São Nilo. Neste santo do dia 12 de setembro encontramos um exemplo de cristão que viveu no sul da Itália durante o fim do primeiro milênio.
Chamado o Jovem, Nilo fazia parte de uma família nobre de origem grega. Desta forma, ele era considerado o último elo entre a cultura grega e a latina.
O santo do dia de hoje era casado e atuava como funcionário do governo de Constantinopla. Contudo, quando sua filha nasceu, São Nilo acabou ficando viúvo. Foi quando então descobriu sua vocação para a vida monástica, segundo a Regra de São Basílio. Depois então de muitas vezes se mudar, o santo do dia 12 de setembro se fixou em Monte Cassino, próximo da famosa abadia beneditina.
O testemunho deste santo conseguiu atrair a muitos. São Nilo tinha seu cotidiano pautado pelo trabalho e pela oração. No trabalho, além da agricultura, o santo transcrevia manuscritos antigos, introduzia um sistema taquigráfico (italo-grego) e compunha hinos sacros.
O santo do dia 12 de setembro foi responsável pela realização de várias romarias aos túmulos dos santos Pedro e Paulo. Além disso, ele aproveitava para enriquecer as bibliotecas de Roma, até que, a pedido de Gregório, o santo fundou um mosteiro em Grotaferrata, bem próximo de Roma.
Um pacificador da política e guerras da época, o santo de hoje teve muita importância para a história da Igreja Católica, assim como na consolidação da vida monástica.
Aos 95 anos de idade São Nilo faleceu no dia 25 de setembro de 1005.
Leia também: Santo do dia 13 de setembro: São João Crisóstomo
Oração para o santo do dia
Na oração para o santo do dia de hoje repetimos com fé nossas preces por meio das palavras abaixo:
Obrigado, Senhor, pelos teus dons gratuitos. Quero, hoje agradecer-Te particularmente o dom da tua graça, que me dás sempre antecipadamente e ultrapassando as minhas expectativas. Que aprenda a alegrar-me contigo e com o meu próximo, por todos os teus dons, por todos os sinais da tua paterna bondade. A tua graça é sempre experimentada num tempo e num espaço concreto do nosso dia a dia. Que eu Te reconheça, Senhor, no caminho em que me acompanhas.
Dá-me um coração livre de pretensões, de preconceitos, de rancores e de orgulho para estar pronto a receber a tua graça. Faz-me capaz de Te receber, de apreciar as tuas surpresas: só então poderei experimentar o teu amor. Amém!
Leia também: Santo do dia 14 de setembro: Exaltação da Santa Cruz
Saiba mais :