Santo do dia 18 de abril: Santo Apolônio
O Santo do Dia 18 de abril é Santo Apolônio, um romano ilustre que pertenceu à nobreza. Ele foi um senador romano na época do imperador Cômodo, cujo reinado durou de 161 a 192 d.C.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 18 de abril
Santo Apolônio se destacou no senado por ser um homem cheio de talentos. Além disso, era pautado pela ética irrepreensível, e por sua extrema educação.
Santo do dia de hoje, ele era versado na filosofia romana e grega, e acabou por encontrar no Cristianismo a consumação da ética verdadeira e da sabedoria divina. Em Cristo, Apolônio descobriu a verdade suprema, aquela que ilumina todo homem neste mundo, e por isso se converteu e foi batizado.
Era tempo de perseguição aos cristãos quando ele assumiu sua fé cristã sem medo no senado romano. Ainda por algum tempo seguiu sendo respeitado, graças a seu passado sem mancha, mas muito se perguntavam o que haveria levado um homem como ele a abraçar o cristianismo.
O santo então dizia que a verdade mais profunda e o sentido verdadeiro da vida só poderia ser encontrado em Jesus Cristo. Com sua oratória excepcional e testemunho de fé, ele conquistou o coração de muitos que acabaram se convertendo também.
Ainda assim, o comportamento de Santo Apolônio não agradava a todos. Não levou muito tempo até que o santo do dia fosse denunciado a Perennuius, o prefeito pretoriano de Roma, com as acusações de ser cristão e ser disseminador do cristianismo.
Por ser um senador, deram a Santo Apolônio a possibilidade de se defender diante do senado, mas lá ele leu uma grande quantidade de escritos que defendiam o cristianismo e colocavam a fé cristã como a única esperança para o império romano e para a humanidade.
Seus argumentos eram brilhantes e carregavam lógica, fazendo com que fosse chamado de “apologeta”, palavra latina que significa “aquele que defende sua fé” com lógica e contundência.
A defesa do santo do dia 18 de abril fez com que muitos se tornassem simpatizantes da fé cristã, a ponto de mais tarde alguns se converterem. Contudo, foi condenado pela prática e também pela disseminação do cristianismo.
Quando condenado à morte, Santo Apolônio ainda desafiou e disse não ter medo da mrote, porque algo melhor o esperava: a vida eterna, dada para aqueles que viveram bem na terra.
Houve uma última oportunidade de que renegasse a fé cristã antes de ser decapitado, mas ele não o fez e assim morreu no dia 18 de abril de 185.
Leia também: Santo do dia 19 de abril: Santa Ema
Oração para o santo do dia
Faça sua oração para o santo do dia voltando suas preces para Santo Apolônio:
“Ó Deus, que destes a Santo Apolônio a graça de conhecer-vos profundamente e de conhecer e propagar a Doutrina Cristã, dai-nos a graça deste conhecimento para que possamos defender a fé onde quer que estejamos com coragem e sabedoria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.
Leia também: Santo do dia 20 de abril: Santa Inês de Montepulciano
Saiba mais :