Santo do dia 18 de agosto: Santa Helena
O Santo do dia 18 de agosto é representado por uma santa que se dedicou a ajudar ao Cristianismo em um tempo de liberdade religiosa durante o Império Romano. Vamos conhecer a história e a oração de Santa Helena.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 18 de agosto
Santa Helena, a representante do santo do dia de hoje, nasceu em Bitínia no ano de 255 d.C. Ela fazia parte de uma família plebéia e durante sua juventude trabalhou em uma pensão. Isso aconteceu até conhecer e se casar com um oficial romano, chamado Constâncio Cloro.
Constantino foi então o fruto do casamento de Santa Helena com o oficial. Posteriormente ele foi Imperador, sendo assim consolo para a mãe que foi deixada por Constâncio Cloro que foi se casar com a princesa Teodora e governar o Império Romano. Após o falecimento do esposo, o filho avançou na carreira militar até substituir seu pai na função imperial. Devido a vitória alcançada, o filho de Santa Helena tornou-se Imperador.
Helena então converteu-se ao Cristianismo, ou foi convertida pelo filho que decidiu seguir a Cristo e proclamar o Édito de Milão em 313. Este deu liberdade para a religião cristã após que fosse vencida a terrível batalha a partir de uma visão da Cruz.
A fervorosa e religiosa Santa Helena, no Império Romano, foi quem encontrou a Cruz de Jesus e quem ajudou a Igreja de Cristo, pois saindo das catacumbas pode assim evangelizar e com o auxílio da santa construir basílicas nos lugares santos.
A santa representante do santo do dia de hoje faleceu entre 327 e 328 d.C em Nicomédia, pouco após fazer uma visita à Terra Santa. Seus restos foram trasladados para Roma, onde se encontram até hoje, no Vaticano, o sarcófago de pórfiro que os inclui.
Leia também: Santo do dia 19 de agosto: São João Eudes
Oração para o santo do dia
Na oração para o santo do dia de hoje dedicamos nossas preces a Santa Helena. Com fé repretimos:
“Deus me salve, minha gloriosa Santa Helena que no mar passastes e a Cruz de Cristo encontrastes. Três cravos que ele tinha, os quais tirastes. Um deixastes no mar, para ser sagrado; o outro destes ao vosso filho Constantino, para ser Santo, e o terceiro destes a Santo Antônio. Por estas três santas e sagradas coisas que fizestes, eu vos peço que me descubrais em sonho (pede-se o que se deseja saber). Se assim for mostrai-me campos verdes, águas claras, mesa armada e casas novas. Se for ao contrário, mostrai-me campos secos, águas turvas, mesas nuas e casas derrubadas”.
Leia também: Santo do dia 20 de agosto: São Bernardo Claraval
Saiba mais :