Santo do dia 19 de junho: São Romualdo
O Santo do Dia 19 de junho e é conhecido por ter deixado a vaidade para um segundo plano e buscou a vida iluminada por Deus. Da sua dedicação surgiu a Ordem Camaldulense.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do Dia 19 de junho
Nascido na região italiana de Ravena no ano de 952, o santo do dia 19 de junho se deixou influenciar por uma vida que era muito distante do Evangelho, longe de Nosso Senhor. Sua juventude foi marcada por uma vida de caça, exercícios bélicos e diversão. O prazer por meio da diversão era o foco de sua vida. A vaidade era o seu deus e ele vivia uma vida totalmente sem sentido.
Contudo, um acontecimento fez com que sua vida mudasse. Seu pai, um homem de temperamento muito nervoso, matou em sua presença um inimigo pessoal. Naquele momento São Romualdo, santo do dia de hoje, percebeu quais eram os caminhos e as ambições que a sua família vivia e colocou-se a repensar sua história. Foi então que se dirigiu a uma alta montanha para lá conhecer um Mosteiro Beneditino. No local o santo pediu acolhida para reflexão.
Durante três anos São Romualdo permaneceu ali e acabou por tornar-se monge. Deixou para trás as vaidades do mundo e então encontrou em Deus um sentido para tudo em sua vida.
Deus o escolheu então para ser o fundador da Ordem Camaldulense, que é marcada pelo silêncio, pela penitência e pelo trabalho. Dois homens formados pelo santo do dia nesta Ordem se tornaram posteriormente Papas.
Aos 75 anos de idade o santo do dia 19 de junho já estava consumido na vivência do carisma de sua Ordem. Partiu então para a Glória do Senhor após viver a radicalidade do Evangelho por meio da ação do Espírito Santo.
Leia também: Santo do dia 20 de junho: Bem-aventuradas Teresa, Mafalda e Sancha
Oração para o santo do dia
Com fé hoje repetimos a oração para São Romualdo para que possamos ter força e aceitação do mistério da dor. Pedimos por nós e por todos aqueles que sofrem dores físicas e que se sentem abandonados e que carregam a cruz sozinhos no meio do desespero:
Ó deus, pai de bondade, eu Vos peço, pela intercessão de São Romualdo, que nunca me sinta por vós desamparado. Eu vos peço por mim e por todos aqueles que sofrem dores físicas, que se sentem abandonados e que carregam a cruz sozinhos no meio do desespero. Concedei a força e a aceitação do mistério da dor. Amém.
Leia também: Santo do dia 21 de junho: São Luís Gonzaga
Saiba mais :