Santo do dia 20 de novembro: Santo Edmundo
O Santo do Dia 20 de novembro tinha grande aversão aos aduladores. A ambição da vida de Santo Edmundo era a manutenção da paz e a possibilidade de assegurar a felicidade de seus súditos.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
A história deste santo é baseada em um grande testemunho de fé.
Santo do dia 20 de novembro
Santo Edmundo foi coroado aos quinze anos de idade. Descendente dos antigos reis anglo-saxões da Grã-Bretanha, ele recebeu a coroa no Natal do ano de 855, segundo os seus historiadores.
Graças a suas qualidades morais, o santo do dia de hoje é considerado um modelo de bom rei. Ele era avesso aos bajuladores e tinha um grande zelo em administrar com justiça e implementar os bons costumes nos Estados que reinava. O santo do dia foi considerado pai de seus súditos, principalmente daqueles mais pobres. Além disso, é lembrado como protetor das viúvas e também dos órfãos, sendo sustento e apoio para os mais fracos de seu reino.
O brilho de suas outras virtudes era realçado pelo fervor que o santo do dia 20 de novembro tinha no serviço de Deus. Ele inclusive, a exmplo dos monges e de outras pessoas piedosas, aprendeu o saltério de cor.
Quando já reinava há quinze anos, Santo Edmundo teve seu reino atacado pelos Dinamarqueses Hínguar e Hubla, que eram príncipes desta nação. Eles atuaram como piratas ao desembarcar nas terras inglesas.
A princípio, o santo de hoje manteve-se sereno, pois acreditava em um tratado que havia sido feito com os bárbaros assim que chegaram em seu país. Contudo, tal acordo não vinha sendo respeitado e Santo Edmundo então reuniu seu exército. Como os infiéis acabaram por receber auxílios, o santo do dia de hoje se viu impotente para aquele combate.
Desta forma, os bárbaros fizeram muitas propostas a Santo Edmundo, que acabou por recusá-las já que contrariavam sua religião e a justiça que ele devia a seus súditos. Por esta razão, o santo do dia escolheu se expor à morte do que trair sua própria consciência e acabou sendo carregado para a tenda do general inimigo. Foram feitas novas propostas, mas ele recusou com firmeza pois não se deixaria ofender a Deus. Assim, Hínguar, que ficou enfurecido, mandou que o santo do dia fosse açoitado cruelmente. Por fim, ele foi condenado à decapitação no dia 20 de novembro de 870, tornando-se assim mártir cristão.
Leia também: Santo do dia 21 de novembro: Apresentação de Nossa Senhora no Templo
Oração para o santo do dia
Com fé repita a oração para o santo do dia de hoje:
Jesus, que Vos dignais estar na companhia dos filhos dos homens, que o Vosso nome adorável seja nossa salvação, para todos, a fim de podermos louvar-Vos, eternamente, Jesus de Nazaré.
Repetir três vezes: Santo Edmundo, que por Vossas preces e assistência protegeis os homens contra a morte violenta, rogai por nós.
Leia também: Santo do dia 22 de novembro: Santa Cecília
Saiba mais :