Santo do dia 21 de dezembro: São Pedro Canísio
Profundo devoto da Santíssima Virgem, São Pedro Canísio é o Santo do Dia 21 de dezembro. Ele foi o primeiro Jesuíta alemão.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 21 de dezembro
São Pedro Canísio, santo do dia de hoje, nasceu em Nimega, que hoje é território holandês, mas que na época fazia parte da Alemanha. Isto aconteceu no ano de 1521.
Seu nome é uma versão latina de Kanjis. Seu pai foi prefeito da cidade onde nasceu e enviou o filho para estudar Direito.
Assim, São Pedro Canísio foi estudar em Colônia e Lovaina para poder se formar advogado. Ele fez isso sem se descuidar do seu lado espiritual, visitando frequentemente ao Mosteiro dos Cartuxos.
Foi então, com o auxílio de um padre jesuíta, que o santo do dia descobriu seu chamado e se tornou o primeiro jesuíta alemão. São Pedro Canísio entrou então para a Companhia de Jesus no ano de 1543. Três anos mais tarde ele foi ordenado sacerdote e no mesmo ano publicou o primeiro livro que foi mandado para impressão por um jesuíta, as obras de S. Cirilo de Alexandria.
São Pedro Canísio foi teólogo durante o Concílio de Trento e também foi um grande professor e pregador. Ele também atuou como docente em Inglostad, Augsburgo, Viena, Innsbruk e em Munique.
O santo do dia também é lembrado por ter organizado a sua Ordem na Alemanha e por ter a utilizado como um instrumento muito valioso para a reforma católica contra o protestantismo. Além disso, foi ele um dos iniciadores da imprensa da Igreja Católica.
Ele foi um grande devoto de Nossa Senhora. Sua devoção o levou a ser conselheiro de Príncipes, Papas e Núncios.
Em Friburgo, na Suíça, o santo do dia 21 de dezembro partiu para a glória eterna neste mesmo dia, no ano de 1597. Já em 21 de maio do ano de 1925, ele foi canonizado pelo Papa Pio Xi que o declarou Doutor da Igreja.
Leia também: Santo do dia 22 de dezembro: Santa Francisca Xavier Cabríni
Oração para o santo do dia
Não há uma oração específica para o santo do dia de hoje, São Pedro Canísio, mas ainda assim hoje voltamos nossas preces para Deus pedindo sua intercessão. Com fé, nós pedimos que sejamos guiados, instruídos, confortados, protegidos e estimulados a progredir no bem:
À vossa tutela me recomendo, ó santo Anjo, pois à vossa guarda me confiou a divina bondade. Sou cego, guia-me; sou ignorante, instrui-me, sou fraco, confortai-me; sou pequenino, protegei-me; sou preguiçoso, estimulai-me; sou tardo, estimulai-me a progredir no bem. Sobretudo, fazei que aquela extrema e perigosa luta que eu terei que sustentar com os demônios em minha morte, tenha termo feliz, para que, passando a ser companheiro vosso no céu, possa cantar alegremente o trino da vitória: – “Rompeu-se o laço e livres dali nós fomos”.
Leia também: Santo do dia 23 de dezembro: São João Câncio
Saiba mais :