Santo do dia 24 de setembro: São Geraldo
O Santo do Dia 24 de setembro é lembrado por ter sido o primeiro mártir da Hungria. Deixando seu testemunho de fé, São Geraldo nos enriquece com sua vida de santidade.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 24 de setembro
São Geraldo, o santo do dia 24 de setembro, nasceu em Veneza, na Itália, no ano de 980 d.C. O santo teve uma ótima formação, estudando em escola beneditina, e aprendendo também sobre o zelo pela salvação das almas. Não demorou muito até que ele abraçasse a vida religiosa dentro da Ordem Beneditina e então chegasse ao serviço de abade do mosteiro.
Depois disso, certa vez, quando voltava de uma viagem à Terra Santa, o santo do dia de hoje passou pela Hungria. Lá assumiu, a pedido do rei, a missão de evangelizar a nação junto de seu grupo.
São Geraldo então começou seu trabalho combatendo as idolatrias e não deixou de recorrer e de recomendar a Onipotência Suplicante da Virgem Maria.
Quando o rei morreu, houve uma luta pelo poder. São Geraldo então lutou pela paz no ambiente no qual reinava a discórdia.
Um dos pretendentes ao reinado, no entanto, além de ser contra o Bispo São Geraldo, também cultivava ódio pelo Cristianismo e assim, por todos os cristãos. Assim, em uma viagem em socorro do povo que tinha sua fé ameaçada, o santo do dia 24 de setembro acabou sendo preso e apedrejado até a morte por aqueles que eram inimigos da fé. Isto ocorreu em 24 de setembro de 1406.
O santo deixou lindos testemunhos escritos.
Leia também: Santo do dia 25 de setembro: São Sérgio
Oração ao santo do dia
Com fé hoje repetimos a oração ao santo do dia, São Geraldo e a ele pedimos intercessão para que possamos alcançar nossas preces:
Ó São Geraldo, celestial amigo dos infelizes, ao nos lembrarmos dos grandes milagres que operastes em vida, aumentados admiravelmente após a vossa preciosa morte, quer nos parecer que eles nos clamam: Confiança! Confiança! Tenham confiança!
Bem sabemos que é grande o favor que pedimos e muito acima de nossos merecimentos. Reconhecemos até sermos mais dignos de castigos que favores; pois sem dúvida é justa a punição de nossos pecados, o bem que nos falta e as aflições e dificuldades que nos fazem suplicar. De certo, atraímos sobre nós e sobre aqueles que nos são caros a ira de Deus, transgredindo voluntariamente os preceitos divinos e permitindo que outros também o fizessem. Choramos agora todas as nossas culpas.
Pedi, ó carinhoso São Geraldo, pedi ao bom pai celeste que nos perdoe. Ainda que seja justo sermos castigados por nossos pecados, afastai de nós e de nossos queridos os flagelos da justiça divina. Alcançai-nos, pelos méritos das sublimes virtudes que vos fizeram eterno amigo de Deus, a graça que com toda confiança pedimos por esta oração. Ó São Geraldo, nosso amigo, nosso milagroso benfeitor, rogai por nós a Jesus e Maria, e seremos certamente atendidos.
Leia também: Santo do dia 26 de setembro: São Cosme e São Damião
Saiba mais :