Santo do dia 25 de setembro: São Sérgio
São Sérgio foi um grande evangelizador durante o século XIV. Santo do Dia 25 de setembro, ele irradiou a cultura e a verdadeira fé através de numerosos mosteiros e é conhecido como educador do povo russo.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 25 de setembro
O santo do dia de hoje é considerado o “São Bento” da Rússia cristã. A frase “Contemplando a Santíssima Trindade, vencer a odiosa divisão deste mundo” reflete a alma contemplativa de São Sérgio.
O Cristianismo penetrou na antiga Rússia por volta do século IX, sendo Vlademiro o primeiro príncipe que se converteu ao Cristianismo, o que ocorreu no ano de 1010.
A religião de Jesus Cristo sempre esteve na Rússia, sendo mais ligada ao Oriente do que a Roma. O monge Sérgio, santo do dia 25 de setembro, se tornou um grande evangelizador do século XIV, pois por meio de muitos mosteiros ele irradiava a verdadeira fé e a cultura.
Depois de deixar o declínio da vida monástica na Rússia, São Sérgio, junto de seu irmão, experimentou a construção de uma capela dedicada à Santíssima Trindade em uma floresta virgem. Lá esta devoção era desconhecida pelo povo.
O irmão de São Sérgio não aguentou, mas mesmo assim, com firmeza e com santidade, o santo do dia de hoje atraiu a muitos de forma que foi possível edificar um mosteiro em louvor a Santíssima Trindade.
O santo foi ordenado sacerdote para que pudesse exercer melhor sua vocação de formar os monges na fundamental regra da oração e do trabalho. São Sérgio viveu os filhos, a pobreza, a mansidão e também a total confiança na Divina Providência.
Por tanto que escreveu, São Sérgio é considerado o grande educador do povo russo. Ele faleceu no dia 25 de setembro do ano de 1392, aos 80 anos de idade, no mosteiro que construiu.
Leia também: Santo do dia 26 de setembro: São Cosme e São Damião
Oração para o santo do dia
Hoje pedimos, na oração ao santo do dia, que Deus, Pai misericordioso, olhe por aqueles que estão vivendo em pecado ou que sentem-se fracassados para que eles não se desesperem. Com fé repetimos:
Ó Deus, Pai misericordioso, eu Te peço por todos aqueles que estão em situação de pecado ou se sentem fracassados em suas vidas, para que jamais desesperem da Tua misericórdia. Amém.
Leia também: Santo do dia 27 de setembro: São Vicente de Paulo
Saiba mais :