Santo do dia 27 de julho: São Pantaleão
O Santo do Dia 27 de julho chegou a suscitar a inveja de outros médicos, pois em nome de Nosso Senhor, Jesus Cristo, ele realizou milagrosas curas. Hoje voltamos nossas preces para São Pantaleão.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 27 de julho
São Pantaleão, santo do dia 27 de julho, viveu nos séculos III e IV da era cristã. Este era um período de muita perseguição aos cristãos e eles não podiam então professar a sua fé, pois era um momento da história em que predominava o culto aos deuses pagãos.
Filho de Eustóquio, gentio, e de Êubola, cristã, o santo do dia de hoje foi encaminhado por sua mãe para a fé cristã. Contudo, após ficar órfão da figura materna, ele foi aplicado pelo pai nos estudos de filosofia, retórica e medicina.
Durante o período de perseguição, São Pantaleão travou amizade com um sacerdote que era exemplo de virtude, Hermolau. Este o convenceu de que Nosso Senhor Jesus Cristo era o autor da vida e também o senhor da verdadeira saúde.
Certo dia São Pantaleão se viu diante de uma criança que havia sido morta por uma víbora e consigo ele disse: “Agora verei se é verdade o que Hermolau me diz”. Após isso, disse ao menino: “Em nome de Jesus Cristo, levanta-te; e tu, animal peçonhento, sofre o mal que fizeste”. A criança então se levantou e a víbora caiu morta. Ao ver isso, o santo do dia de hoje se converteu e recebeu logo o santo batismo.
Depois deste acontecimento, o santo do dia 27 de julho acabou sendo convocado pelo imperador Maximiano para atuar como seu médico pessoal. No mesmo período, as curas milagrosas que São Pantaleão já suscitavam a inveja de outros médicos. Eles então, perante o imperador, o acusaram de cristão e o santo foi amarrado em uma árvore e degolado. Assim, ele é reconhecido como mártir cristão e vive a vida eterna.
Leia também: Santo do dia 28 de julho: São Celestino
Oração para o santo do dia
Com fé repita a oração abaixo:
Senhor, fazei com que não se apague em nossos corações
a lembrança de Vossa bondade infinita.
Concedei-nos sentir o poder de intercessão,
que outorgastes ao Vosso Santo Mártir São Pantaleão,
a fim de que ele nos socorra em
todas as circunstâncias de nossa existência,
quando recorremos aos seus méritos para obtermos
Vossa Graça. Assim Seja.
Repetir três vezes:
São Pantaleão, refúgio certo de todos que vos invocam, rogai por nós.
Amém.
Leia também: Santo do dia 29 de julho: Santa Marta
Saiba mais :