Santo do dia 30 de dezembro: Sagrada Família
Hoje não falaremos de uma figura de Santo do Dia, mas de uma grande representação de santidade: a Sagrada Família. É ela quem ajuda a cada cristão que deseja caminhar no espírito de Nazaré.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 30 de dezembro
O dia da Sagrada Família, representante do santo do dia, é celebrado no domingo dentro da Oitava do Natal. Ele comemoramos e é este o exemplo a ser seguido por aqueles que desejam seguir o exemplo de Nazaré.
Segundo a alocução do Papa Paulo VI, em Nazaré, 5.1.1964, eis o exemplo de Nazaré:
Aqui se aprende o método e o caminho que nos permitirá compreender facilmente quem é Cristo. Aqui se descobre a importância do ambiente que rodeou a sua vida, durante a sua permanência no meio de nós: os lugares, os tempos, os costumes, a linguagem, as práticas religiosas, tudo o que serviu a Jesus para Se revelar ao mundo. Aqui tudo fala, tudo tem sentido. Aqui, nesta escola, se compreende a necessidade de ter uma disciplina espiritual, se queremos seguir os ensinamentos do Evangelho e ser discípulos de Cristo. Quanto desejaríamos voltar a ser crianças e acudir a esta humilde e sublime escola de Nazaré! Quanto desejaríamos começar de novo, junto de Maria, a adquirir a verdadeira ciência da vida e a superior sabedoria das verdades divinas!
Mas todos nós estamos neste mundo apenas de passagem e é preciso que renunciemos ao desejo de seguir nesta casa o estudo do conhecimento do Evangelho, nunca terminado. Contudo, nós não partiremos deste plano sem que tenhamos recolhido algumas das breves lições de Nazaré, quase furtivamente.
A primeira delas é a lição de silêncio. O silêncio de Nazaré nos ensina o recolhimento, ensina a interioridade e a disposição para que possamos escutar as boas inspirações e também as palavras dos verdadeiros mestres. Pedimos que este silêncio nos ensine o valor e a necessidade de uma conveniente formação, da meditação, do estudo, da vida pessoal e interior, assim como da oração que só Deus vê.
Há também a lição da vida familiar. Pedimos que Nazaré ensine-nos o que é a família, assim como a sua comunhão de amor, a sua simples e austera beleza, e seu caráter inviolável e sagrado. Pedimos que a gente possa aprender de Nazaré a preciosidade e insubstituibilidade da educação familiar e também como é incomparável e fundamental a sua função no plano social.
Também aprendemos uma lição de trabalho. Nazaré é a casa do Filho do carpinteiro. Assim, por meio desta lição temos o desejo de compreender e celebrar a lei, que é severa e redentora, do trabalho. Buscamos também restabelecer a consciência da dignidade, para que todos a sintam. Voltamo-nos também a recordar que o trabalho não pode ser considerado um fim em si mesmo, mas ele não é fundamentado em sua liberdade e dignidade apenas por motivos econômicos.
Leia também: Santo do dia 31 de dezembro: São Silvestre I
Oração para o santo do dia
Na oração para o santo do dia de hoje nos colocamos a ler o trecho da Carta de João Paulo II dirigida à família:
A Sagrada Família é a primeira de tantas outras famílias santas. O Concílio recordou que a santidade é a vocação universal dos batizados (LG 40). Como no passado, também na nossa época não faltam testemunhas do “evangelho da família”, mesmo que não sejam conhecidas nem proclamadas santas pela Igreja…
A Sagrada Família, imagem modelo de toda a família humana, ajude cada um a caminhar no espírito de Nazaré; ajude cada núcleo familiar a aprofundar a própria missão civil e eclesial, mediante a escuta da Palavra de Deus, a oração e a partilha fraterna da vida! Maria, Mãe do amor formoso, e José, Guarda e Redentor, nos acompanhem a todos com a sua incessante proteção.
Leia também: Santo do dia 01 de Janeiro: Santa Maria Mãe de Deus
Saiba mais :