Santo do dia 30 de maio: São Fernando
Nascido em uma família real espanhola, o Santo do Dia 30 de maio foi um homem justo, com a vida marcada pela fé, pela caridade e pela esperança. São Fernando é conhecido por ter sido um jovem mariano e eucarístico.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 30 de maio
Filho do rei Afonso IX de Leão, rei de Castela durante o século XII, o santo do dia 30 de maio nasceu em 1 de agosto de 1198 em uma vila conhecida como Valparaíso. O lugar ficava na região de Zamora, na Espanha. O pai de São Fernando era conhecido pelo seu poder, mas o santo o superou em glória e em fé.
A mãe do santo do dia de hoje se chamava Barenguela de Castela. Ela deu a Fernando a educação da fé cristã, do amor a Deus e da obediência à Igreja. Foi assim que o menino acabou crescendo um homem justo, cheio de respeito pelo ser humano e zelo por sua terra e por seu Senhor.
Ele se dispôs a fugir das coisas que pudessem perverter sua vida moral e tinha grande amor pela Virgem Santíssima, pois quando criança havia ficado muito doente e foi por meio da intercessão de Nossa Senhora que se recuperou.
São Fernando descobriu sua vocação para o matrimônio e se casou com Beatriz, filha do rei da Alemanha. Ela era uma das princesas mais cheias de virtude naquela época e o santo viveu com ela durante 16 anos, até que ficou viúvo, no ano de 1219.
Em 1235 São Fernando casou-se novamente. Desta vez o matrimônio se deu com Maria de Ponthieu, bisneta do rei Luis VIII da França.
O santo do dia de hoje teve treze filhos. Seu primogênito, que lhe sucedeu no trono, ficou famoso como rei Afonso X, o Sábio.
Entre os mais importantes feitos de Fernando III está a libertação de seu país do domínio dos muçulmanos. De lá ele expulsou os árabes, sem se preocupar depois com novas conquistas. Todo dinheiro que poderia ser usado em guerras e invasões, o santo preferiu aplicar na fundação de dioceses, igrejas, hospitais e mosteiros.
Aos 54 anos de idade, São Fernando, santo do dia 30 de maio, teve uma grave doença. Ele então recebeu os Sacramentos e pediu para comungar Jesus Eucarístico de joelhos, em um ato de adoração a Nosso Senhor. Ele então abraçou-se na cruz e depois aconselhou os seus treze filhos. Feito isso, o santo partiu para a Glória de Deus.
Leia também: Santo do dia 01 de junho: São Justino
Oração para o santo do dia
“Ó Deus, que destes a São Fernando a graça de governar com justiça e caridade, para o bem de seu povo e de seu país, dai também a nós a graça de governar nossas vidas com amor, justiça e verdade, para que sejamos felizes e façamos felizes aqueles que convivem conosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. São Fernando, rogai por nós.”
Leia também: Santo do dia 31 de maio: Visitação de Nossa Senhora
Saiba mais :