Santo do dia 31 de julho: Santo Inácio de Loyola
Ao falarmos do Santo do Dia 31 de julho nos voltamos à história de Santo Inácio de Loyola, reconhecido por ter a alma maior que o mundo. Sua única ambição era a aventura de salvar almas e seu amor a Jesus.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 31 de julho
Na data de hoje celebramos a memória de Santo Inácio de Loyola, o santo do dia 31 de julho. Em sua canonização, o santo do dia chegou a ser reconhecido como tendo “uma alma maior que o mundo”< e ele é exemplo de testemunho de fé.
Nascido no ano de 1491, em Loyola, na Espanha, o santo do dia 31 de julho pertenceu a uma família nobre, numerosa e religiosa. Ele era o mais novo de doze irmãos. Aos 14 anos recebeu a tonsura, mas optou pela carreira militar e assim, aquele que era um jovem valente, se entregou às ambições e também às aventuras das armas e dos amores.
Contudo, durante a defesa do castelo de Pamplona, Santo Inácio de Loyola quebrou uma de suas pernas. Isso o fez ficar paralisado por um tempo, mas foi este mal que Deus tirou o bem da sua conversão. Depois de ler a vida de Jesus e também alguns livros sobre a vida dos santos, Inácio concluiu: “São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos isso, pois eu tenho também de o fazer”.
Então, Santo Inácio de Loyola decidiu pendurar sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat e se entregou então à vida eremítica. Assim ele viveu seus famosos exercícios espirituais e não demorou muito até que, depois de estudar Filosofia e Teologia, ele lançasse os fundamentos da Companhia de Jesus.
No ano de 1534 foi iniciada a instituição de Inácio, que era algo novo e original. Além disso, era providencial naqueles tempos de Contra-Reforma. Ele mesmo esclareceu isso: “O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo”.
O santo do dia de hoje conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua única ambição passou a ser salvar almas e viver seu amor a Jesus.
Aos 65 anos de idade, ele partiu para a Glória e de lá intercede por nós.
Leia também: Santo do dia 01 de agosto: Santo Afonso Maria de Ligório
Oração para o santo do dia
Faça suas preces de hoje repetindo a seguinte oração:
Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade e a minha memória também. O meu entendimento e toda a minha vontade, tudo o que tenho e possuo vós me destes com amor. Todos os dons que me destes com gratidão vos devolvo. Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade. Dai-me somente o vosso amor, vossa graça. Isto me basta, nada mais quero pedir.
Leia também: Santo do dia 02 de agosto: Santo Eusébio de Vercelli
Saiba mais :