Conheça o Santuário Mariano de Nossa Senhora Aparecida
A Virgem Maria possui milhões de devotos pelo mundo e os santuários marianos, que são dedicados à Nossa Senhora, abrigam muitos destes fiéis todos os anos. Os católicos apreciam o turismo religioso, em que aproveitam para viajar e peregrinar simultaneamente.
O Santuário Mariano de Nossa Senhora Aparecida é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano. Está localizado no Vale do Paraíba, no município paulista de Aparecida. Pelo vale corre o rio Paraíba, que foi o palco do aparecimento da devoção que une todo Brasil. Conheça um pouco mais sobre a história do Santuário Mariano de Nossa Senhora Aparecida e seu processo de consagração.
História do Santuário Mariano de Nossa Senhora Aparecida
No rio Paraíba, em 1717, três pescadores estavam há três dias sem pescar. Eles encontraram no rio uma pequena imagem de Nossa Senhora feita de barro e separada em duas partes – primeiro encontraram o corpo e depois a cabeça. Em seguida, sem nenhuma explicação aparente, os pescadores apanharam uma grande quantidade de peixe e, desde então, diversos milagres foram concedidos por Maria Aparecida. A imagem foi guardada com devoção e atualmente, está no interior do Santuário Mariano de Nossa Senhora Aparecida.
Após ser encontrada, a imagem de Nossa Senhora Aparecida passou por regiões de Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguassu, ficando em casas de pescadores até 1732. Neste ano, o filho de um dos pescadores construiu o primeiro oratório aberto aos fiéis. Com uma devoção cada vez maior à santa, o Padre José Alves Vilela conseguiu aprovar a construção do primeiro templo da Mãe Aparecida. Então, em 1745, foi construída no Morro dos Coqueiros a primeira igreja dedica a ela. Até 1888 o local recebeu muitos fiéis, quando foi inaugurada a segunda igreja, que era um acréscimo à primeira.
A Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início de sua construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa da basílica foi realizada em 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros foi feito em 21 de junho de 1959. As atividades religiosas do Santuário passaram a ocorrer oficialmente em 3 de outubro de 1982, quando foi feita a transladação da Imagem Milagrosa da Antiga Basílica para a Basílica Nova.
A consagração do Santuário Mariano de Nossa Senhora Aparecida
A Basílica Nova do Santuário Mariano de Nossa Senhora Aparecida foi consagrada pelo Papa João Paulo II em 1980, quando foi outorgada com o título de Basílica Menor. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – declarou oficialmente em 1989, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional.
Atualmente, o santuário é considerado um centro evangelizador, com o ao zelo apostólico dos Missionários Redentoristas desde 1894, que são responsáveis pela pastoral e pela administração do atendimento aos peregrinos e romeiros que vêm de todas as partes do país e até do exterior.
O Santuário Mariano de Nossa Senhora Aparecida foi visitado por três Papas: João Paulo II, em 1980; Papa Bento XVI, na abertura da V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe em maio de 2007, e Papa Francisco em 2013, quando ocorreram as atividades da Jornada Mundial da Juventude, realizadas no Rio de Janeiro.
No decorrer do mês de outubro, especialmente no dia 12 — dia de Nossa Senhora Aparecida —, pessoas de todo o país visitam o santuário. Nesta data, os olhos do mundo se voltam para acompanhar as festividades e significativa manifestação de fé do povo brasileiro.
Saiba mais :