Turismo religioso em Santuários Marianos
Muitos católicos apreciam o turismo religioso em santuários, no qual aproveitam para viajar e peregrinar ao mesmo tempo. Com milhões de devotos de Maria pelo mundo, existem diversos santuários marianos que são dedicados à Nossa Senhora. Eles possuem diferentes histórias, com contextos diversos e adversos, sempre envoltas de grande devoção com um equilíbrio entre cultura e fé. Apesar de cada santuário estar em seu próprio idioma local, todos falam a linguagem universal do amor. Vamos destacar neste artigo, os sete importantes santuários marianos no mundo.
Santuário Mariano de Nossa Senhora Aparecida
Se você deseja fazer turismo religioso em Santuários, comece com o Santuário de Nossa Senhora Aparecida – maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano. Dedicado à Virgem Aparecida, padroeira do país, o santuário recebe milhares de fiéis no Vale do Paraíba, interior paulista, que buscam curas e agradecimentos. A imagem de Nossa Senhora foi encontrada em 1717, por pescadores no Rio Paraíba, e atualmente está dentro do templo. Pequena e feita de barro, a imagem é separada em duas partes: o corpo e a cabeça. Depois de encontrá-la, os pescadores apanharam uma grande quantidade de peixe e, desde então, diversos milagres foram concedidos por Maria Aparecida.
Clique aqui: Conheça o Santuário Mariano de Nossa Senhora Aparecida
Santuário Mariano de Nossa Senhora de Fátima
O Santuário de Nossa Senhora de Fátima também é uma ótima opção para turismo religioso em santuários. A devoção pela Virgem começou em 1917, quando os três pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta) viram-na sob uma grande árvore em uma vila de Portugal. A construção do local de culto foi um pedido da própria Nossa Senhora, que também solicitou a oração do terço pelos fiéis. Desde então, a pequena vila se tornou um lugar para peregrinação de fiéis de todo o mundo. O santuário comporta mais de 250 mil pessoas de uma só vez em cada celebração.
Clique aqui: Santuário Mariano de Nossa Senhora de Fátima –local de fé e devoção
Santuário Mariano de Nossa Senhora de Lourdes
Para turismo religioso em Santuários na França, você pode visitar o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. A história do santuário começa com aparições da Virgem Maria em 1858, a uma menina muito simples, que se chamava Bernadette Soubirous. A mulher avistada por Bernadette declarou que era a Imaculada Conceição e das mãos da menina brotou uma fonte de água que até hoje jorra no local e proporciona muitas curas. Lourdes se transformou em um grande santuário e Bernadette uma santa. Cerca de 6 milhões de peregrinos visitam o local por ano.
Clique aqui: Conheça o Santuário Mariano de Nossa Senhora de Lourdes
Santuário Mariano de Nossa Senhora do Pilar
O primeiro santuário do mundo é um ótimo local para turismo religioso em santuários. O Santuário de Nossa Senhora do Pilar está localizado na Espanha, onde ocorreu uma aparição da Virgem em 2 de janeiro, no ano 40. O Apostolo Tiago estava em missão evangelizadora por terras hispânicas quando teve um momento de dúvida, pois os pagãos não acolhiam as suas palavras. Às margens do Rio Ebro, apareceu Maria, que entregou ao Apóstolo um pilar de jaspe para assinalar a presença de Deus. A Igreja que desde do século II abriga a imagem, hoje é a Basílica-Catedral de Nossa Senhora do Pilar, que acolhe peregrinos de todo o mundo. Trata-se do santuário mais importante da Espanha, onde acontecem grandes milagres constantemente.
Clique aqui: Santuário Mariano de Nossa Senhora do Pilar – local de devoção e fé
Santuário Mariano de Nossa Senhora de Chiquinquirá
No século XVI, o pintor Alonso de Narvaez confeccionou um quadro com a imagem da Virgem do Rosário. Na obra está Nossa Senhora com Jesus no colo, o Apóstolo André e Santo António de Pádua. O quadro permaneceu na capela de D. António por alguns anos. Porém, com o tempo se danificou, devido à umidade. Um século após, Maria Ramos visitou a capela e colocou a imagem em um local de maior destaque. Algum tempo depois, uma indígena chamada Isabel visitou o lugar com o filho e percebeu que a pintura estava com cores originais e os buracos e riscos haviam desaparecido. A imagem hoje está no Santuário Mariano de Nossa Senhora de Chiquinquirá, na Colômbia, onde milhares de peregrinos a visitam. O lugar é uma ótima opção para turismo religioso em santuários.
Clique aqui: Conheça o Santuário Mariano de Nossa Senhora de Chiquinquirá
Santuário Mariano de Nossa Senhora de Guadalupe
Em 1531 na Cidade do México, que era a capital azteca neste período, Nossa Senhora apareceu para o índio Juan Diego pedindo que construísse um templo em sua honra. O índio foi contar sobre a aparição para o bispo e este pediu-lhe por um sinal maior. Com intercessão de Nossa Senhora, Juan Diego colheu rosas milagrosas, que cresceram em um local desértico, e as guardou em sua tilma (manto semelhante a um poncho) para leva-las ao bispo. Chegando ao bispo, ao abrir o manto, as rosas caíram e a imagem da Virgem apareceu estampada na tilma. Esta imagem tem sido venerada até hoje no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, que recebe milhares de peregrinos. Além disso, Juan Diego tornou-se o primeiro índio canonizado.
Clique aqui: Santuário Mariano de Nossa Senhora de Guadalupe – local de fé e devoção
Santuário Mariano de Jasna Góra
A imagem de Nossa Senhora de Jasna Góra foi pintada em Częstochowa (Polónia), por São Lucas. A pintura foi feita sobre uma madeira pertencente à carpintaria de São José, que supostamente foi descoberta por Santa Helena, mãe do imperador Constantino. O ícone foi levado para Kiev, onde permaneceu por vários séculos. Em torno de 1382, teria chegado em Częstochowa, onde atribuiu várias intercessões para proteção contra os inimigos daquela região e de toda a Polónia. O Papa João Paulo II celebrou o Ato de Consagração da Igreja a Nossa Senhora de Jasna Góra em 1979. Atualmente, a Virgem é padroeira da Polónia e o seu santuário é considerado o terceiro lugar que mais recebe peregrinos no mundo. O local é uma ótima opção para turismo religioso em santuários.
Clique aqui: Conheça o Santuário Mariano de Jasna Góra
Saiba mais :