São Paulo promove Virada Inclusiva com extensa programação
Com programação pensada especialmente para atender pessoas com deficiência, São Paulo promove a Virada Inclusiva. A iniciativa chega a sua 10 edição em 2019 com uma agenda repleta de atrações culturais, esportivas e de lazer.
Virada Inclusiva 2019
A data e a programação da Virada Inclusiva de 2019 ainda não foi divulgada. No entanto, conforme as edições anteriores, deve acontecer próximo ao dia 03 de dezembro – data na qual é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
O projeto da Virada Inclusiva foi idealizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Abraçaí Organização Social de Cultura e busca abranger todo o Estado de São Paulo e não apenas a capital. Além disso, voluntários e colaboradores de diferentes setores atuam numa extensa programação gratuita e acessível para a todos.
“Se quisermos que nossa sociedade seja acessível, a inclusão é uma proposta.”
Virada Inclusiva para todos
Para as crianças, as atividades incluem brinquedos inclusivos, como uma gangorra e balanço que contam com espaço para cadeira de rodas. Tirolesa e skate também foram programados para atender pessoas com deficiência física e intelectual. Uma terapia com animais também consta na programação e aproxima pais e filhos no contato com coelhos, jabutis, hamster e cães.
Outra atração da Virada Inclusiva é o Caminho Sensorial, uma atividade que permite que pessoas com ou sem deficiência caminhem por um circuito com olhos vendados e explorem os outros sentidos, como o olfato, tato e audição. Os amantes de esportes podem aproveitar para ver os jogos com atletas deficientes, e conhecer melhor as modalidades de vôlei e basquete em cadeira de rodas, tênis adaptado e goalball. Para quem gosta de música, uma programação com shows de percussão, violão, forró, dj e muito mais.
Diversos museus também participam da iniciativa e promovem exposições e rodas de conversas com temas variados. A linguagem de LIBRAS também está presente com contação de histórias, cinema e teatro. E para completar a extensa programação, oficinas também são ministradas durante a Virada Inclusiva.
A programação de 2019 ainda está em fase de planejamento. Pelo site oficial da Virada Inclusiva é possível enviar propostas de atividades. Além disso, se você quiser se candidatar como um voluntário, e doar seu tempo, trabalho e/ou talento também é possível. O site disponibiliza um formulário onde é possível inserir suas habilidades e o tempo disponível para dedicação.
Lembrando que o projeto abrange todo o Estado de São Paulo, portanto, voluntários e propostas que englobam todos os municípios são bem-vindas. A Virada Inclusiva tem crescido a cada ano e é possível ver cada vez mais pessoas aderindo a inclusão de pessoas com deficiência.
Saiba mais :