Saraswati: deusa das artes e talentos mais expansivos
Figura da esposa de Brahma, o criador do Universo, ela faz parte da trindade das deusas da religião hindu, juntamente com Lakshmi e Shakti.
Saraswati é a deusa da sabedoria, das artes e da música
É a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral. É a deusa das artes e talentos mais expansivos. Ela também guarda aqueles que buscam conhecimento, como os estudantes, os professores, os escritores e mestres de todas doutrinas e esportes; tudo relacionado à eloquência e ao desenvolvimento do pensamento, da mente e do corpo.
Saraswati também é sempre representada como uma mulher muito bela, de pele branca e pura como a neve e o leite, e tocando seu sitar. Além disso, está sempre acompanhada de seus símbolos mais marcantes, como o cisne e o lótus brancos, representantes da distinção entre o essencial e o superficial.
A deusa Saraswati então inspira as pessoas a viverem de tal modo puro e leve que possam superar suas limitações físicas e barreiras emocionais. Como seu esposo Brahma, ela não é reverenciada em muitos templos, mas é adorada em toda a Índia.
Para os hindus, essa fé ultrapassa as leis e princípios científicos, de modo que a transcendência espiritual se tornou um objetivo muito mais buscado.
A deusa Saraswati emerge do chakra Anahata no centro do coração, ou cardíaco, se estendendo através do centro da testa. Portanto, o seu poder com o som está contido em cada ser humano a partir de todos os níveis do nosso ser e do nosso desenvolvimento espiritual, corporal e mental.
Saraswati nos ensina muito sobre a aura do conhecimento, sobre como expandir nossa mente e nossa visão. O pavão traz não apenas beleza e encanto, mas também simboliza a harmonia, a perfeição e a riqueza.
A deusa aparece sempre com quatro mãos que simbolizam as quatro cabeças de seu esposo. A veena que ela porta é a expressão da sabedoria que harmoniza todo o mundo.
Já o livro dos vedas possui o conhecimento universal, além de todas as características ilustradas em branco e simbolizam a pureza, a beleza, a calma, a paz, a paciência, a retidão e a obediência à essa figura grandiosa. Saraswati espalha paz e é acolhida aos que rogam por ela como deusa do interior humano e das boas decisões dos homens diante das afrontas da vida e lamúrias as quais o homem é posto à prova diariamente.
Saiba mais :