Você cuida da sua saúde emocional? Ela pode trazer sintomas físicos
Você já deve ter ouvido falar que o nosso corpo físico e corpo emocional são conectados e quando um está em desequilíbrio acaba afetando o seu corpo como um todo. Quando nossa saúde mental não está bem, nosso corpo físico reproduz sintomas que não têm qualquer razão que apareça nos resultados de exames médicos. Veja uma reflexão sobre os efeitos da saúde emocional no seu corpo como um todo.
A relação entre a saúde física e saúde emocional
Por mais que pareça ser duas coisas muito distintas, a relação entre o corpo e a mente é muito íntima e interdependente.
O poder dos pensamentos e emoções
De acordo com a médica e coach de saúde Ariela Belo, o que nós pensamos e sentimos afeta diretamente a forma como nosso organismo funciona. Existe uma parte do nosso cérebro, responsável por armazenar informações e controlar as emoções, que influencia diretamente o nosso sistema nervoso e endócrino. Por isso, dependendo do que sentimos, o nosso corpo produz respostas hormonais, neurológicas e imunológicas diferentes.
Clique Aqui: Terapia floral no combate às emoções negativas
Como as emoções afetam nosso corpo físico
É fácil perceber como isso funciona. Quando estamos, por exemplo, em uma sobrecarga de trabalho muito grande, sofrendo com estresse, na correria do dia a dia, é natural que nós tenhamos insônia, momentos de tristeza ou fiquemos resfriados, pois nosso corpo fica debilitado. O contrário também acontece: quando estamos felizes, tranquilos, em paz, nossa saúde também fica muito mais forte e estável.
Identificando sintomas
Como estamos muito mais ligados ao nosso corpo físico, conseguimos identificar os sinais que ele nos dá com muito mais facilidade. Já sabemos que quando nossa barriga ronca, temos fome. Quando a boca seca, temos sede. Quando a coluna trava, temos dor. Porém, quando os sinais vêm do nosso corpo emocional, temos mais dificuldade em identificá-los. A percepção de uma insônia como resultado de uma insegurança, de suores noturnos como sintoma de uma ansiedade ou de dor de cabeça por sobrecarga de trabalho, por exemplo, é algo que não é facilmente identificado por todos. E o problema é: quando o corpo já dá sinais físicos de que seu corpo emocional não está bem, é porque o problema já está profundo e não foi identificado. Quanto mais distanciados estamos das nossas necessidades emocionais, quanto mais as ignoramos, mais o corpo lança mão de sintomas físicos para nos alertar que as emoções estão em desequilíbrio e precisam urgentemente serem reequilibradas.
Cuidar das emoções é cuidar da sua saúde
Não é frescura, é ciência. Sua saúde emocional precisa ser tratada com seriedade, seus sentimentos são tão importantes para sua saúde como um todo como o funcionamento dos seus rins ou pulmões, por exemplo. Entrar em contato consigo mesmo, entender o que acontece em sua mente é uma forma de manter a sua saúde psicológica. Somente ao se conhecer melhor, ao compreender suas emoções, você vai ser capaz de identificar comportamentos, contextos, relações ou padrões prejudiciais que estavam inconscientes e prejudicando a sua saúde.
Para evitar os danos que esse distanciamento pode causar, é preciso exercitar um olhar atento e cuidadoso para os próprios pensamentos e sentimentos. Da mesma forma que é possível aprender a identificar e atender as necessidades físicas, também é possível treinar um cuidado com a subjetividade – entrar em contato com o modo como encara as próprias emoções e como se relaciona psiquicamente consigo mesmo e com o mundo. Saúde mental ao alcance de todos
Clique Aqui: Como distanciar emoções nocivas de momentos decisivos?
Tratamentos mentais e psicológicos devem ser para todos
Ir à terapia, ao psicólogo, ao psiquiatra não é “coisa de gente doida”. De jeito nenhum. É preciso tirar da cabeça essas crenças limitantes. Muitas pessoas pensam que saúde emocional é frescura e não é. O equilíbrio mental e emocional pode ser atingido de forma muito mais simples com ajuda profissional. Não existe um caminho certo para sair da crise emocional, não existe uma fórmula secreta ou um remédio que funcione para todos, a saúde mental é um caminho individual de descoberta. O importante é lembrar que o corpo, a mente e as emoções estão todos ligados e sua saúde e bem-estar depende de um equilíbrio do funcionamento de todos eles.
Saiba mais :