Seis de Copas e o Significado nas Cartas do Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
O Seis de Copas exemplifica perfeitamente a qualidade atemporal do elemento Água, que permite acessar uma emoção pura do passado como se estivesse intacta, e reviver com a mesma intensidade. A influência de Sol em Escorpião realiza o que é desejado, e geralmente se deseja aquilo que gera prazer.
O Seis de Copas e seu Significado no Tarot
Nesta carta o cenário é dentro de um pátio fortificado e vigiado (um guarda, ao fundo, garante que as crianças interajam em segurança). As crianças estão felizes: bem vestidas, bem nutridas, protegidas, livres para brincar – suas necessidades básicas estão cobertas. A menina recebe uma taça cheia de flores.
Não se trata de uma cena “real”, mas do modo como essa pessoa registrou uma memória de infância como “feliz”: o conteúdo das taças, florescendo e transbordando, constitui para essa menina um referencial sadio de seu passado – o ideal de felicidade que ela vai tentar recriar no futuro.
O Seis de Copas representa o olhar para trás. Numa tirada, é uma indicação de que o passado contém pistas importantes sobre o que pode lhe trazer realização no futuro. Se você já se sentiu feliz antes, pode se sentir feliz novamente. Crianças olham para a vida com confiança e otimismo.
Quem você era quando era feliz? De onde vinha esse sentimento, que sensação isso provocava? Se alguém preparava sua refeição, penteava seus cabelos, arrumava suas roupas, colocava você no colo, contava histórias e elogiava com carinho, você pode estar precisando disso.
Este arcano também faz uma conexão entre a memória e nossos cinco sentidos, de modo que o resgate desses prazeres está ligado à nossa percepção sensorial. O cheiro do café coado de manhã, a sensação de se sentar numa réstia de sol, o brilho das luzes de Natal, ouvir uma música da época, o pelo macio de um animal de estimação, o vestido favorito com a saia rodada, o pão saindo do forno, visitar uma antiga propriedade da família ou lugar onde se costumava passear e brincar, o primeiro amor, uma dança na chuva. Naquela época de inocência e espontaneidade, nem se questionava o certo ou o errado quando uma boa experiência era desfrutada.
Tais experiências na infância são fundamentais para deixar um imprint sadio que vai nortear nossa vida adulta. Nessa época a criança constrói sua identidade subjetiva, e também desenvolve sua imaginação e seus sonhos. O adulto empenha sua responsabilidade a fim de garantir e reproduzir o que lhe traz satisfação e felicidade.
O problema é que quando adultos nós nos identificamos mais com o guarda da imagem do que com a criança feliz. É importante retornar às partes esquecidas de você mesmo. Seus sonhos e desejos ainda podem se tornar realidade, mas primeiro você deve se lembrar deles. Ao resgatar tais memórias poderá se lembrar de quem você realmente é, e do que precisa para sorrir.
Neste período você pode experimentar doce nostalgia. Desfrute sem inibição das oportunidades de receber atenção e carinho. Talvez você ganhe um presente. Talvez você se sinta leve e contente. Talvez você permaneça em silêncio, aninhado em amor.
Saiba mais :