Seis passos para ajudar alguém de luto
Quando algum familiar, amigo ou simples conhecido morre, é devastador. Não há sentimento possível de explicação da dor pela qual as pessoas passam. No entanto, os mais próximos, que viverão a dor com os que ficam, devem saber o que dizer e como.
Há momentos em que não queremos ouvir nem ver ninguém. Mas fazendo a sua parte neste longo processo de recuperação e saudade, já é o bastante para a pessoa saber que pode contar com você nos piores momentos da vida. Veja seis coisas que se deve dizer às pessoas de luto.
-
Não fale sobre isso
Por mais que as pessoas gostem de falar e se abrir, durante uma perda, o seu sentimento vazio pode perpetuar num grande silencia. É nesta hora que você não deve fazer perguntas nem insistir. Deixe claro para a pessoa que ela não precisa falar sobre isso, nem sobre o que sente. Fique apenas ao seu lado.
-
Chorar é perfeitamente normal
Principalmente entre os homens, derramar lágrimas é sempre considerado um momento de fraqueza. No entanto, a pessoa que está sofrendo deve ser confortada para que possam compreender ser normal chorar. Leve a pessoa para um espaço seguro e deixe que ela derrame todas as lágrimas possíveis.
-
Coloque-se à disposição para fazer o que for preciso
Mesmo nos momentos mais tristes e complicados, é sempre difícil pedir ajuda. O orgulho também pode ser um fator. Coloque-se à disposição da pessoa e pergunte o que pode fazer por ela e, claro, faça. Nem que seja fazer compras, levar os filhos à escola, qualquer coisa que traga conforto e que realmente ajude a quem está passando pelo pior momento.
-
Dizer “sinto muito”
Pode parecer simples, mas dizer que você está sentido com a situação e que lamenta verdadeiramente a perda pode bastar para qualquer um. Significa ir ao ponto, dizer que se importa e que realmente sente por aquela pessoa.
-
Ofereça uma conversa
Cada um leva o processo e tempo de luto como bem entender. Mas deixe claro para a pessoa em sofrimento que você sempre estará disponível para conversar e desabafar o que for preciso. Deixe claro que você estará sempre presente quando ele precisar e deixe ser ele a dizer que precisa conversar.
-
Não partilhe emoções
Todos já passamos por alguma perda, no entanto, “esfregar” a sua experiência em cima do momento dos outros pode causar algum desconforto. Ao invés de dizer que sabe exatamente pelo o que ele está a passar, diga que sente a sua dor.
Saiba mais :