Sete de Paus e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Chegando ao arcano Sete de Paus, Marte entra em Leão.
A carta é épica: um homem luta “como um leão” para defender sua posição. Ele não se intimida ao combate. Sua figura eleva-se no alto de um rochedo sólido e elevado – tal como sua moral é sólida e elevados são seus valores. Ele calça um sapato diferente em cada pé: desvia do senso comum, contraria as expectativas, as normas.
Sete de Paus e seu Significado no Tarot
A seu modo, é um dissidente. Os sapatos diferentes também sugerem que reconhece dois modos possíveis de lidar com a situação, e mesmo assim não abre mão de suas convicções, fortalecido no eixo do próprio código de honra. Associamos o leão à coragem, nobreza e integridade.
O homem enfrenta a oposição não por orgulho, mas porque seu senso de justiça não se corrompe. Ele é a única personagem que realmente vemos na carta. Da força de ataque, só vemos despontando seis bastões, porque os que o ameaçam se encontram num nível abaixo dele (tanto, que nem aparecem no enquadramento da imagem).
De sua posição ele enxerga mais longe e melhor. O céu está calmo e azul. Nosso herói não está partindo para o ataque, mas enquanto a massa confusa e indistinta o ameaça brandindo bastões, ele assume sua postura, clara como o dia: quem quiser ultrapassar, terá que passar por ele.
Um indivíduo de convicções fortes faz a diferença, incomoda muita gente e precisa aguentar a pressão. A maioria das pessoas acha mais fácil se anular em troca da aceitação pelo grupo – a família, o pessoal do trabalho, a comunidade virtual; não importa. Sacrificam seu livre-arbítrio pela segurança do clã, então reagem duramente – e com a força da coletividade – quando alguém ousa viver à margem.
Ser um lobo solitário tem a ver com o Fogo porque há algo de mágico nisso: reconfigura o fluxo de energia. Imediatamente suscita opiniões e forças contrárias.
Numa tirada, o Sete de Paus informa que você está disposto a oferecer resistência. Quanto mais firme em sua posição, mais se avulta a energia da oposição, e mais você é posto à prova.
É preciso traçar uma linha, dizer “não”. O “não” empodera e liberta, porque preserva sua integridade. Mantenha a ofensiva dignamente, sem deixar sua energia degringolar para agressividade.
Também pode ser um alerta. Se você está disposto a não ceder, analise se a causa pela qual dá tudo de si é justa e vale a pena. Reflita sobre a quem serve esse propósito.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo