Shamatha: medite em atenção plena
De todas os tipos de meditações disponíveis, desde as próprias ao budismo até as do hinduísmo, uma que nunca sai de moda e que sempre se mostrou eficaz é a meditação da atenção plena, também conhecida como Shamatha. Você já ouviu falar sobre a Shamatha, quais são os seus benefícios?
Meditação Shamatha: o que é?
A shamatha é a meditação onde a nossa atenção é completamente voltada ao ato da meditação. Existem meditações onde se prioriza a invisibilidade do corpo ou até mesmo a ausência de pensamento. Porém, a Shamatha, por sua vez, vai focar em si própria e no ciclo que ela mesma cria.
Clique Aqui: Meditação Diária: conheça os benefícios de meditar todos os dias
Como o ambiente deve estar?
Para criar um ambiente de tranquilidade, procure um lugar vazio e sem muitos barulhos. Se você quiser colocar alguns sons de pássaros ou de águas, fique à vontade, mas é importante que não haja distrações grandes.
Tenha certeza que o lugar não é muito quente, nem muito frio. Passar calor ou frio já é um fator que arranca completamente a nossa atenção daquilo que estamos fazendo. A shamatha nos demanda um ambiente ameno e fresco, onde possamos relaxar com roupas leves e soltas.
-
Posição da Shamatha
Uma das posições mais indicadas é a flor de lótus ou sentado(a) em uma cadeira com a coluna reta. Entretanto, como não há uma obrigatoriedade na posição da Shamatha, você também pode escolher aquela que mais te deixa tranquilizado(a), exceto a posição do corpo na horizontal.
-
Olhar na Shamatha
Você deve estar olhando um pouco mais para a frente do seu nariz, para um ponto no ar, sem procurar objetos ou distrações. Deixe as pálpebras leve e pisque de vez em quando bem devagar.
Clique Aqui: Meditação Gassho — Mãos unidas na altura do coração, a meditação eleva a consciência
-
Pensamento da Shamatha
Quando estiver tranquilo(a) e em harmonia, respire fundo várias vezes para que todo o seu corpo se acalme. Você não pode pensar em um esvaziamento dos pensamentos nem em sair do próprio corpo. Você deve saber que você pensa e que você tem domínio do seu corpo.
Se algo vier te distrair diga mentalmente: “agora estou em harmonia, me acalmo, não devo pensar nisso agora”. Da mesma forma, se você achar que não se sente mais, diga: “do meu corpo eu tenho o domínio, estou aqui, comigo e meus pensamentos”.
“A vida feliz consiste na tranquilidade da mente.”
Procure se concentrar sobre a meditação e sobre a sua respiração, inspirando e expirando. Pense em cores claras, em sons e cheiros. Inspire e expire. Quando o seu corpo se tranquilizar por completo, feche os olhos por um tempo e depois encerre a Shamatha com um namastê, levando ambas as mãos coladas pelas palmas na altura do peito!
Saiba mais :