Shen Men: o ponto auricular que alivia o estresse e ansiedade
Shen Men, o “Portão do Céu”. Esse pequeno ponto de auriculoterapia é um dos mais importantes, e integra o tratamento para a maioria das doenças. Sua tradução celestial, por sua vez, diz muito sobre os resultados apresentados pelo estímulo desse ponto, que é capaz de reduzir o estresse, aumentar o fluxo energético e fortalecer a saúde como um todo.
O ponto Shen Men: o que é?
Na auriculoterapia, um microssistema da acupuntura, cada ponto ou zona da orelha é correspondente a determinado órgão ou sistema. Entretanto, o poderoso ponto Shen Men não está associado a nenhum deles especificamente, mas é capaz de influenciar o tratamento de diversas condições, como dores, vícios e inflamações.
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, nossos órgãos têm inteligência própria, bem como essência e autoconhecimento. Portanto, são capazes de promover a cura a si mesmos. A auriculoterapia, por sua vez, tem como função estimular esse órgão afetado por meio do sistema nervoso, que retransmite o estímulo das orelhas e promove o reequilíbrio do organismo e, consequentemente, a cura.
Enquanto a alopatia, ou medicina tradicional ocidental, aposta no tratamento à base de medicamentos como ansiolíticos, antidepressivos e tantos outros fármacos capazes de causar dependência, a acupuntura e suas vertentes buscam atuar na raiz do problema, encontrando a solução dentro dos próprios sistemas biológicos.
Shen Men, o poderoso portão celestial, pode ser classificado como um ponto de partida para todos os demais tratamentos da auriculoterapia. Entretanto, seus efeitos sobre o estresse são os mais evidentes, fáceis de serem obtidos e reproduzidos a qualquer momento, mesmo que por meio de acupressão.
Clique Aqui: Quais são os pontos de acupuntura? Conheça a técnica e seus meridianos
Os efeitos do Shen Men
Uma vez que esse importante ponto pode ser a base para tantos outros tratamentos, não é à toa que seus benefícios sejam muitos e variados sobre o organismo. Basicamente, Shen Men é um ponto conhecido por promover equilíbrio aos sistemas e emoções humanas.
Ele controla as excitações, conserva o córtex cerebral e apresenta efeitos sedativos, anti-inflamatórios e analgésicos, sendo extremamente recomendado para tratar dores diversas. Em adição, o ponto pode atuar também sobre doenças de origem neuropsiquiátricas, bem como problemas respiratórios.
Veja a seguir quais são os sistemas e as doenças que podem ser beneficiadas com o estímulo desse ponto:
Problemas do sistema nervoso
- Insônia
- Apreensão
- Medo
- Estresse
- Psicoses
- Esquizofrenia
- Histeria
- Ansiedade
- Irritabilidade
- Depressão
- Dores de cabeça
- Esclerose múltipla
- Coma alcoólico
Clique Aqui: Acupuntura para depressão funciona? Entenda o tratamento
Problemas do sistema digestivo
- Gastrite
- Vômitos
- Náusea
- Úlcera
- Perturbações gastrointestinais
Problemas do sistema respiratório
- Asma
- Tosse
- Efizema
- Bronquite
Problemas do sistema cardiovascular
- Arritmia
- Hipertensão
- Miocardite
Problemas dos sistemas musculoesquelético
- Contusão
- Bursite
- Fratura
- Torcicolo
- Artrite
- Distensão
- Estiramento
- Má oclusão
- Dentes com mobilidade
Clique Aqui: Acupuntura dói? Entenda o que acontece durante as sessões
Problemas do sistema urinário
- Pedras nos rins
- Insuficiência renal
- Enurese noturna
Problemas do sistema reprodutor
- Ejaculação precoce
- Aborto retido
Clique Aqui: Acupuntura na gravidez: conheça os benefícios e cuidados
Como estimular o ponto Shen Men
Agora que você já conhece a grande maioria das possibilidades de atuação do Shen Men, é hora de aprender a estimular esse ponto sempre que sentir a necessidade de, principalmente, reduzir os níveis de estresse e ansiedade.
Sua localização está centralizada no terço superior da orelha e, na ausência de um acupunturista responsável para fazer a aplicação correta das agulhas, você pode obter resultados próximos por meio da acupressão, que consiste em pressionar com os dedos, os pontos que deveriam ser estimulados por meio das agulhas.
No caso do ponto Shen Men, é possível utilizar a ponta dos dedos ou ainda uma haste flexível, pressionada gentilmente sobre o ponto. Comece limpando a área a ser estimulada com um algodão embebido em álcool.
Ao pressionar, respire fundo, mantendo a pressão por 30 a 60 segundos e a atenção sobre todos os sinais do seu corpo. A respiração deve prosseguir. Sempre que inspirar, olhe para a esquerda e, enquanto expira, vá girando lentamente sua cabeça para a direita.
Continue atento sobre a forma como seu corpo reage, e se acalma aos poucos. Você pode repetir massagem por 3 vezes ao dia ou sempre que estiver se sentindo estressado. Outra sugestão é estimular o ponto antes de dormir, para relaxar e ter uma noite de sono mais tranquila.
Saiba mais :