O que é Shiatsu e quais são seus benefícios?
Está com dores nas costas? Precisando relaxar? Com insônia? Se sentindo fraco e cansado? Você está precisando de uma sessão de shiatsu, já ouviu falar sobre?
O shiatsu é uma massagem feita através da pressão aplicada pelos dedos, polegares e palmas das mãos em determinadas áreas do corpo com o objetivo de trazer o bem-estar para o paciente, melhorando sua saúde e aliviando dores. O Shiatsu se trata de uma terapia oriental que trabalha em cima dos nossos meridianos (nossos canais de energia) com o objetivo de tentar igualar nosso fluxo de energia vital, conhecido também como “ki”. Ele complementa o trabalho de outras terapias orientais ou convencionais potencializando seus efeitos no tratamento de diversos problemas como dores na coluna, depressão, enxaqueca, insônia, etc.
O Shiatsu e sua técnica
A técnica utilizada no shiatsu é semelhante com a técnica utilizada na reflexologia, que é uma massagem com fins terapêuticos em determinados pontos nos nossos pés que se relacionam com diversas partes do nosso corpo. Outras partes do corpo que também conseguem ter essa conexão com outros órgãos são as orelhas e as mãos, porém no caso dos pés, seus pontos são mais específicos e eficientes.
A terapia do Shiatsu age como catalisador na cura de maneira contínua quando unido a outros tratamentos para resolver determinados problemas. Seu objetivo é estimular o seu equilíbrio físico, mental e espiritual; ele ajuda o corpo e a mente como um todo e quando alinhado a uma vida saudável, seus efeitos são notados mais rapidamente.
No shiatsu, os pontos reflexos do corpo são chamados de tubsos que, baseado na cultura oriental, eles são responsáveis por gerar canais de energia através do nosso corpo no formato de tubos ou linhas, esses canais também podem ser chamados de meridianos. Assim, quando pressionados, eles são capazes de gerar produzir um efeito terapêutico nos outros órgãos do corpo. Sua técnica consiste na aplicação da pressão dos dedos, das mãos, joelhos e cotovelos nos meridianos, que possuem pontos que quando estimulados promovem uma sensação de conforto e bem-estar; temos 365 pontos de pressão (ou tubsos).
A nossa energia ki percorre todo o corpo de baixo para cima e vice-versa seguindo uma linha que é divida em 12 meridianos pares em cada lado do corpo e que foram batizadas com o nome do órgão em que elas se encontram e tratam das questões fisiológicas e psicológicas daquele órgão. Os 12 meridianos são divididos em:
- Intestino grosso (com 20 tubsos);
- Estômago (com 45 tubsos);
- Pulmões (com 11 tubsos);
- Intestino delgado (com 19 tubsos);
- Baço-Pâncreas (com 21 tubsos);
- Coração (com 9 tubsos);
- Rins (com 27 tubsos);
- Bexiga (com 67 tubsos);
- Circulação (com 9 tubsos);
- Triplo Aquecedor (com 23 tubsos);
- Fígado (com 14 tubsos);
- Vesícula Biliar (com 44 tubsos).
Ainda existem 2 meridianos extras que são o Vaso Governador e o Vaso da Concepção com 28 e 24 tubsos, respectivamente.
O shiatsu é conhecido não só como uma massagem, mas também como uma terapia de reequilíbrio energético e físico; já que quando esses meridianos são pressionados, é possível equilibrar a corrente de energia vital, conhecida também como “ki”, que quando fica bloqueada, em falta ou acumulada, descontrola o nosso organismo. O desequilibro da energia em um meridiano pode levar tanto a dor e tensão (em excesso) ou até mesmo a flacidez e insensibilidade (no caso da falta).
Como é uma sessão de Shiatsu?
Durante a sessão de shiatsu, o paciente deve se manter relaxado, em silêncio e de olhos fechados. Ela é feita pelo terapeuta que massageia o corpo do paciente com seus dedos e mãos, pressionando os tubsos e assim melhorando a saúde do paciente. Antes da primeira consulta, é feito um diagnóstico para entender o que precisará ser tratado durante o shiatsu como: postura, saúde, estilo de vida, humor, hábitos, etc.
As sessões podem duram em média de uma hora, mas existem lugares que fazem sessões de 20 minutos, 30 minutos e até 50 minutos. Elas acontecem geralmente em uma cadeira especializada para massagem ou então em um tapete colocado ao chão. O recomendado é que paciente esteja em torno de duas horas sem ter comido nada pesado ou bebido álcool, e com roupas confortáveis. Os tratamentos geralmente duram em torno de 5 semanas conforme a necessidade do paciente.
Quando fazer o Shiatsu?
O shiatsu não é capaz de curar doenças sozinho, porém ele é muito eficaz quando é feito unido a outras terapias para tratar de determinado problema já que o ele não foca no problema em si e sim na saúde como um todo. Ele pode ser uma maneira para auxiliar na melhora de insônia, depressão, ansiedade, cansaço, estresse, dores no geral (como dor de cabeça, de coluna, pescoço, ombros, etc), distúrbios intestinais, tensão muscular, artrite, lesão desportivas, sinusite, etc.
Quais os benefícios do Shiatsu?
Como o shiatsu influencia em diversas áreas do nosso corpo, ele ajuda a melhorar nossa pele, músculos, sistema endócrino e nervoso, aparelho digestivo e sistema circulatório, dentre outros. Segundo a cultural oriental, também acredita-se que ele ajuda no equilíbrio espiritual, de maneira que quem recebe o shiatsu aumenta cada vez mais a harmonia na sua vida.
Que resultados esperar do Shiatsu?
O tratamento feito com o Shiatsu ajuda na solução de problemas como depressão, desequilíbrios intestinais, doenças renais, problemas no estômago, estresse, problemas ósseos, sinusite, cansaço, lesões musculares, dores no corpo, dentre muito outros. O foco dessa terapia vai sempre além de resolver apenas um sintoma ou um problema, a tornando-a holística e se preocupando com o corpo como um todo. Antes de começar as sessões é essencial que seja feita uma avaliação por um profissional para se analisar qual a situação do seu “ki” e então prosseguir corretamente com a massagem. Geralmente, logo na primeira sessão já é possível sentir uma sensação de relaxamento e bem-estar.
O Shiatsu tem Contraindicações?
Para a cura de doenças, ele não é recomendado como único tratamento. Além disso, ele também não deve ser aplicado em grávidas nos primeiros 3 meses de gestação. Além disso, ele pode ser feito em qualquer pessoa e geralmente não se possui efeitos secundários.
Saiba mais :