O significado astrológico das plantas, frutos e flores
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Um direcionamento para o futuro
Paracelso, pseudônimo de Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, foi
um médico, alquimista, físico, astrólogo, teólogo e ocultista suíço-alemão.
Podemos compreender que os Astros e estrelas estavam no firmamento antes de nós existirmos. Tudo o que foi acontecendo após, foi se adequando ao ritmo e frequência universal. Os Astros influenciam-nos diretamente, de forma que não saberíamos dizer como seríamos sem a presença deles. A astrologia atua como decodificador dos significados astronômicos.
Desde os princípios astronômicos básicos aos mais complexos, existe sua correlação com tudo o que acontece em nosso planeta.
Para tudo existe a alquimia certa. Os remédios naturais, são também como venenos, o que difere é sua dosagem e forma de utilização.
Paracelso e seu propósito de enxergar através de pacientes, o funcionamento de determinadas ervas, plantas e diversos itens da natureza, pode mergulhar num profundo mar de autoconhecimento. Os efeitos isolados ou misturados, sempre eram analisados para seus estudos.
Na natureza, não existe apenas a aparência e estética, tudo tem um conceito por trás. Uma profunda ciência que estuda o funcionamento e resultado de tudo.
A medicina tradicional, ortodoxa, não era o que ele praticava. Ele ia um pouco mais além, acreditando no poder de cura do “homem”.
Ele era julgado como alguém “do contra”, grosso. E isso se acometeu devido ter uma linha de raciocínio oposta aos demais. O que não o abalava nenhum pouco.
Ele chamava a atenção de pessoas excêntricas, diferentes. Seus estudos tinham fama e ele era considerado um grande biólogo.
Conforme sua teoria:
Do lado direito do corpo, está tudo é físico
Do lado esquerdo do corpo, está tudo é psíquico
Do lado da frente do corpo, está tudo é positivo (elétrico)
Do lado das costas do corpo, está tudo é negativo (magnético)
Na natureza, tudo que reflete no exterior, antes é manifestado interiormente. Observemos as estrelas, criaturas, árvores etc.
A fitoterapia foi descoberta e com ela, como utilizar as plantas para certas finalidades, sejam de formas terapêuticas, cura ou prevenção.
Os planetas SOL e A LUA, por estarem mais próximos da Terra são os que mais fortemente nos influenciam.
Em cada elemento, possui a triplicidade que são os 3 signos de ar, fogo, água e terra. Os planetas vão influenciar todos os reinos, percorrendo pelo universo.
No reino vegetal, temos algumas classificações:
- Flores: Vênus (Touro, Libra)
Frutos: Júpiter (Sagitário)
Folhas: A Lua (Câncer) exerce maior influência sobre as folhas. Conforme muda de signo a cada dois dias, todas as outras partes daquele corpo serão beneficiadas e nutridas.
Por exemplo:
- Raízes: serão beneficiadas pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento terra;
- Folhas e Caules: serão beneficiados pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento água;
- Flores: serão beneficiadas pela passagem da Lua pelos signos regidos pelo elemento ar ou terra;
- Frutos e Sementes: serão beneficiados pela passagem da Lua pelos signos regidas pelo elemento fogo.
As fases da Lua influenciam o processo vital dos vegetais ou plantas. Ao longo dos anos, pudemos perceber que as fases da Lua influenciam no aproveitamento adequado de luminosidade. Em relação à luz solar, a luz lunar penetra profundamente no solo e, assim, acelera o processo de germinação das sementes.
Por exemplo, as plantas que recebem mais luminosidade lunar na sua primeira fase de vida, tendem a brotar rapidamente, desenvolvendo mais folhas e flores, realizando a fotossíntese com mais eficácia.
As fases da Lua também participam do processo vital dos vegetais.
Lua Nova
Podar, capinar o mato (pois demora mais para crescer), colher raízes suculentas e fazer adubação;
Lua Crescente
Preparar a terra; semear e colher folhas e frutos; fazer enxertos; plantar flores e folhagens em vasos;
Lua Cheia
Não favorece o plantio, o transplante e muito menos capinar, pois o mato cresce mais rapidamente. A seiva das plantas concentra-se toda nas extremidades e o ideal é não mexer nas plantas;
Lua Minguante
Plantar e colher raízes; colher e armazenar grãos.
- Cascas e sementes: Mercúrio (Gêmeos e Virgem)
- Tronco: Marte (Áries e Escorpião)
- Raízes: Saturno (Capricórnio e Aquário)
- Sol: Toda a planta (Leão)
Com base na astrologia moderna, “assim como é em cima, é em baixo”.
Na Homeopatia, se é comum: “semelhante cura semelhante”. Tal princípio prático está relacionado ao nível da saúde, da lei universal conforme Paracelso.
Os médicos astrólogos na Idade Média, cuidavam da saúde dos reis, através de sua carta natal. Segundo Hipócrates, um médico que não conhecesse a astrologia não estava preparado para o exercício de sua profissão. Os médicos-astrólogos na Idade Média, acompanhavam a saúde dos reis através de suas cartas astrológicas. Os astrônomos conceituados como Copérnico e Kepler, ampliaram o crédito da astrologia.
Nos dias atuais, a união da medicina e a astrologia se torna imprescindível, já que a medicina tem se tornado uma ciência dividida em ramificações. A medicina homeopática prioriza o homem como um todo, holístico e nesse sentido continua sendo fiel aos princípios hipocráticos.
Como a Astrologia e a medicina podem se complementar?
- Identificar áreas de vulnerabilidade e de dor, tanto a nível emocional quanto físico.
- Anamnese mais dirigida, o médico pode descobrir “pontos frágeis” que poderiam passar despercebidos. Afinal a anamnese, é um ponto inicial para o diagnóstico.
- Permite conhecer com profundidade um paciente e além dos seus sintomas físicos, afinal o mapa astrológico revela características da personalidade do indivíduo.
- Com bebês ou crianças pequenas, o médico homeopata fica limitado ao relato dos pais. O mapa astrológico auxilia no reconhecimento prévio do potencial daquela personalidade, ajudando na eleição de medicações mais adequadas.
- Através dos trânsitos, dos ciclos astrológicos, o médico pode acompanhar o paciente em seus curso vida, já prevendo com certa antecedência, os momentos que a energia vital poderá ser alterada pelas inevitáveis mudanças da vida, espelhadas no mapa astrológico, tomando assim as providências cabíveis ou mais adequadas conforme cada paciente.
Estas são algumas formas que a astrologia pode ser completamente eficaz.
A Influência planetária sobre as plantas
Plantas Lunares
São de folhas grandes ou pequenas, representam grande parte das folhas. Geralmente as flores são brancas ou de cores neutras; os frutos, de gosto suave, chegando ser insípido em geral sem cheiro e de aparência exótica; vivem na água ou bem perto dela; são frias, leitosas, narcóticas e anti afrodisíacas; costumam ser usadas nas práticas de feitiçaria.
Alguns exemplos: agrião, erva-pombinha, tília, chapéu-de-couro, bananeira, abóbora, violeta amarela, trevo, margarida, lírio branco.
Plantas Mercurianas
Possuem folhas pequenas e de cores variadas; produzem flores e folhas diversas, porém sem frutos; são sinuosas ou curvadas de tamanho médio; as flores geralmente são amarelas, de aroma penetrante, com sabores diversos, mas adstringentes. São plantas normalmente relacionadas com a mente ou trabalhos na esfera mental.
Alguns exemplos: valeriana, sete sangrias, guaco, eucalipto, erva-lanceta, capim-cidró, canela-assafrás, salsaparrilha, manjerona, hera, funcho, alfazema, acácia.
Plantas Venusianas
Geralmente são afrodisíacas, com perfume quase sempre suave e doce; produz sementes em abundância e se dá frutos, de aroma agradável, como por exemplos: cerejeira, cravo da índia, maçã, sândalo, orégano, morango, amora, pêra, figo, romã; as pequenas, muito floridas. Flores alegres e belas (cor de rosa, vermelha, violeta) e possuem muitas flores, mas sem frutos.
Alguns exemplos: stévia, hortelã, gengibre, erva-da-vida, erva-de-bugre, catuaba, catinga-de-mulata, algodoeiro, tomilho, poejo, mil-em-rama, malva, bardana, sabugueiro, violeta, rosa.
Plantas Marcianas
Muitas possuem espinhos e podem provocar ardor ao tocá-las. Os frutos podem ser venenosos, são ácidos, amargos e de gosto picante. Geralmente são arbustos pequenos, com flores pequenas e vermelhas podendo ser prejudiciais à visão.
Exemplos: orégano, coentro, cajueiro, guaraná, cardo-santo, alho-poró, alho, erva-de-bicho, alcachofra, uva-ursi, arruda, losna, urtiga.
Plantas Jupiterianas
Há quem diga que são plantas que atraem a felicidade geralmente são grandes, rústicas, com frutos abundantes, doces e de aspecto esplendoroso. Os frutos são doces, exemplos: abacate (alguns autores relacionam ele também com Vênus), mangueira, damasco, ginseng, tomate, carvalho, amêndoas, melão, melancia. Produzem frutos em abundância, com aroma agradável, carnudos, cheios de nutrientes. Algumas são oleosos e doces (nozes ou amêndoas). As árvores regidas por este planeta são lindas e possuem um ar majestoso, podendo atingir porte elevado. As flores são muito bonitas, mas sem perfume, em geral azuis, brancas e violetas. Algumas vezes, as árvores podem esconder as flores.
Alguns Exemplos: boldo, baicuru, anis, abacateiro, sálvia, sabugueiro, pitangueira, picão, pau-ferro, jurubeba, jambolão, dente-de-leão, carvalho, carqueja, cardamomo, camomila.
Plantas Saturninas
São as plantas com aparência melancólica, triste, sinistra, sombria, pesada e de caule duro; de forma rara ou diferente. Não possuem flores e seus frutos possuem um sabor acre. Se houver flores estas são, geralmente, sombrias, cinzentas ou negras. A reprodução é sem sementes, são resistentes e narcóticas e crescem lentamente.
Exemplos: aroeira, avenca, cavalinha, cipreste, cominho, cancorosa, espinheira santa, salsa, taiuiá, ipê-roxo, erva-mate, bolsa-de-pastor, amor perfeito.
Plantas Solares
São de altura mediana com flores geralmente amarelas com frutos sabor agridoce. Algumas folhas permanecem sempre verdes e são muito aromáticas. Possui poderes mágicos e curativos. São usadas em casos de adivinhação, medicinal e contra “espíritos opressores”. A maioria das plantas curativas, são representadas pelo planeta Sol.
Alguns exemplos: artemísia, nogueira, tanchagem, marcela, estigma de milho, erva-cidreira, canela, calêndula, babosa, arruda, alecrim, erva-de-são-joão, laranjeira, camomila, açafrão, louro, melissa, girassol.
Saiba mais :