Significado espiritual de maio – prosperidade e energia
Ao falarmos sobre maio, pensamos nas mães e nas noivas, já que este mês é designado a elas. Também nos remete à chegada do frio, enquanto representa a início do calor no hemisfério norte. Além de ser o quinto mês do ano e um período de mudanças em todo o planeta, acredita-se que o significado espiritual de maio está ligado à fertilidade.
O fato é que neste mês a natureza é generosa. Os seres humanos também estão muito ligados à maio, especialmente mães e noivas. As barrigas férteis são homenageadas neste mês, pois trazem vida e participam do ciclo da natureza. Veja neste artigo, um pouco mais sobre o significado espiritual de maio.
“Que o mês de maio traga o clima agradável do outono para você. Com ventos que soprem otimismo e um calor leve que amorne seu coração”
Significado espiritual de maio – a origem do nome
Não se sabe a origem exata do nome do mês de maio, mas existem três teorias sobre ela. Uma das hipóteses é que deriva de Maia, deusa romana que também era chamada de Bona Dea. Sua festa acontece no mês que os romanos chamavam de Maius.
A segunda teoria é que a origem de maio seria o nome da ninfa Maia, filha de Pleione e Atlas e mãe de Hermes, ou Mercúrio para os romanos. Finalmente, a terceira opção é que o nome deriva de Maius Juppiter, uma redução do máximo, a maior.
Simbolismo espiritual de maio
Uma explosão de vitalidade invade as pessoas neste mês. Essa alegria passa para o nosso espírito. Este é um bom momento para iniciar projetos ou retomar os que estavam estagnados. Energias positivas vão estar com você.
O mês das mães e das noivas
O momento dedicado às mães e às noivas vem com vibrações positivas e prosperidade. A energia feminina expansiva e acolhedora chega para todos nós. O desejo de interagir com o outro aumenta e toda essa atividade anima o espírito, trazendo cura com a esperança que surge durante o mês de maio. É tempo de aproveitar a vida, este é o verdadeiro significado espiritual de maio.
Significado espiritual de maio em duas importantes festas
A cultura celta comemorava o primeiro dia de maio no hemisfério norte como começo da temporada de verão pastoral. O povo levava os rebanhos até a montanha para se alimentar dos pastos verdejantes. Os irlandeses modernos chamam o mês de maio de Mi na Bealtaine, mês de Bealtaine. Em regiões como Bretanha, País de Gales ou Cornualha, também de cultura celta, festivais semelhantes aconteciam na mesma data.
Podemos ver demonstrações de respeito e admiração pelas mães em maio, com um dia dedicado a elas. Em determinados países da América Latina a data é comemorada no segundo domingo de maio. Mas, em outros países como Guatemala, El Salvador ou México comemora-se em 10 de maio.
Saiba mais :