A simbologia espiritual profundo do pavão
Quem nunca se pegou admirando a beleza do pavão? Especialmente quando um macho exibe sua enorme cauda colorida e extravagante, ficamos maravilhados com a beleza do pavão.
“Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas”
Sabemos também que muitos animais carregam energia espiritual e tem um significado divino que orienta sua existência. E quando se trata do pavão, estamos diante da Ave do Paraíso, o animal de “cem olhos”, símbolo da visão de Deus.
A trajetória do pavão
Durante o inverno, todos os anos, as penas deste majestoso pássaro caem para que nasçam outras novas durante a primavera. Por isso o pavão se tornou símbolo espiritual para muitas culturas, que atribuíram sentidos muito elevados para a energia que o pavão transmite.
Antigamente acreditava-se que o pavão era imune a plantas e animais venenosos, sendo capaz de transformar as toxinas que ingere nas cores radiantes de suas penas. Na Índia, o pavão já foi considerado um animal sagrado, com punição de morte para quem matasse um deles. No budismo tibetano, o pavão simboliza o bodhisatva, aquele que transcende os venenos emocionais como a raiva, ciúme e inveja, e é capaz de viver entre as “pessoas comuns” e ajudá-las a alcançar iluminação. Na China e no Vietnã, o pavão é signo de fertilidade, abundância e prosperidade.
Para uma vertente do islamismo, o pavão é a primeira imagem que a Luz manifestada no Self vê quando olha no espelho. A cauda do pavão também tem uma atenção especial: representam as virtudes espirituais irradiadas pelo Olho do Coração. Nesse sentido, vemos uma relação com o pensamento teosófico, que considera o pavão um símbolo da inteligência, a ave da sabedoria e do conhecimento oculto. O “olho” da pena do pavão também é associado à glândula pineal, fazendo dela um símbolo sagrado espiritual relacionado a mediunidade.
Para os cristãos, o padrão das caudas do pavão adquiriu um significado de omnisciência, o Deus que tudo vê. O desenho da sua cauda representa as estrelas e o universo e sua coroa semelhante a uma estrela de seis pontas simboliza sua magnitude e poder. É símbolo da eternidade, da imortalidade e da totalidade.
Clique Aqui: A energia espiritual escondida no pôr do Sol
A lenda grega
Na mitologia grega, o pavão também está presente. Segundo a literatura, Zeus, pai dos deuses e autoridade máxima da religião grega, era casado com Hera mas decidiu se encontrar com a ninfa Lo. Hera, seguindo uma intuição, seguiu Zeus e estava prestes a confrontá-lo, quando a divindade percebe e transforma a ninfa em uma novilha, uma vaquinha jovem. Suspeitando que estava sendo enganada, Hera pediu à Zeus que lhe desse a novilha de presente e, para não gerar desconfiança ele atendeu o seu pedido e presenteou a esposa com ninfa transformada em novilha.
Hera então incumbiu seu fiel servo Argos, um gigante com cem olhos, para tomar conta e vigiar a novilha durante todo o tempo. Mesmo dormindo, ele a vigiava com metade de seus olhos abertos mantendo a novilha totalmente isolada. Quando Zeus soube da situação em que a ninfa Lo se encontrava, chamou Hermes e pediu que ele a libertasse. Hermes, seguindo as ordens de Zeus, vai então até o local onde a ninfa estava aprisionada e, tocando uma melodia, faz com que Argos adormeça totalmente e feche todos os seus olhos.
Hermes liberta a jovem, mas mata Argos enquanto dormia. Hera fica imensamente triste pela perda de seu servo, e, para eternizá-lo, ela recolhe todos os olhos e coloca na cauda de seu pavão sagrado.
Energia do pavão no lar
Com toda essa energia de luz projetada no pavão, a imagem desse animal ou mesmo estátuas e pinturas transmitem parte dessa grandeza espiritual. Ter em casa como decoração, o pavão pode trazer uma energia ótima para sua casa e para você!
Em termos esotéricos, a imagem do pavão invoca proteção, coragem e boa sorte. A mudança das penas da cauda do pavão nos mostra a capacidade de transmutação de nossa energia, pois ensina que é preciso mudar a visão para poder transformar, sair da densidade para atingir a elevação. Ele também nos ensina a perceber que há momentos em que precisamos nos expandir, abrir a cauda e brilhar, apresentando ao mundo nossa melhor parte.
O pavão também é considerado símbolo da beleza, da prosperidade, da realeza, do amor, da compaixão, da alma e da paz. Dizem que encontrar uma pena de pavão traz boa sorte, harmonia, serenidade e paz de espírito. Se uma cruzar o seu caminho, não perca essa oportunidade e leve ela com você!
“Você é um ímã vivo: você atrai para a sua vida pessoas, situações e circunstâncias que estão em harmonia com seus pensamentos dominantes. Qualquer coisa em que você se concentre em nível consciente se manifesta em sua experiência”
Para trabalhar a energia do pavão na sua casa, basta ter um quadro, um tecido estampado, uma almofada, enfim, qualquer imagem do pavão vai sempre te ajudar a canalizar essa energia e deixar sua casa ainda mais bonita!
Saiba mais :