Entenda o significado da Pomba do Espírito Santo
É comum observarmos que a representação do Espírito Santo é feita através de uma pomba branca. Você já se perguntou o porquê deste animal? Veja algumas hipóteses abaixo obtidas através de estudos bíblicos sobre o significado e o simbolismo da pomba do Espírito Santo.
O Espírito Santo é uma pomba?
Não, esta é apenas a representação do Espírito Santo de Deus em imagem. A partir do Novo Testamento, os homens passaram a utilizar a imagem do Espírito Santo como uma pomba por uma série de motivos, especialmente pela menção em Lucas (3,22) sobre o batismo de Jesus: “O Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba”. Existem diversos estudos bíblicos que tentam entender o porquê da representação através desta ave. Veja algumas hipóteses levantadas sobre a pomba do Espírito Santo.
-
Quem paira sobre as águas na criação
O Talmud da Babilônia diz que o Espírito Santo de Deus paira sobre as águas durante a criação do Universo: “E o espírito de Deus pairava sobre a face das águas – como uma pomba que paira sobre os seus filhotes sem tocá-los”. Essa é uma das razões mais convincentes para o Espírito Santo ter passado a ser representado como este animal. O primeiro livro da Bíblia, reforça esta hipótese ao dizer “O Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gênesis 1, 2).
-
O Dilúvio
A passagem do Dilúvio também utiliza deste animal com simbolismo especial. Quando as águas do Dilúvio começaram a abaixar, Noé enviou uma pomba em busca de terras próximas. Na primeira tentativa, ela voou e não encontrou lugar para pousar. Sete dias depois, ela foi novamente solta e retornou trazendo no bico um ramo de oliveira. “O ramo de oliveira significava também garantia de alimento, de remédio e da bênção divina”, diz o teólogo Tércio Machado Siqueira, da Universidade Metodista de São Paulo. Este episódio é ligado ao batismo de Jesus visto que no Cristianismo o dilúvio é a prefiguração do sacramento do batismo.
-
O contexto pagão
No mundo antes de Cristo, onde prevaleciam os deuses gregos, romanos, africanos e orientais, as pombas possuíam representação do divino em muitas culturas. Os deuses eram representados circundados por pombas brancas em um sinal de divindade. A representação do Espírito Santo pode então ter sido uma herança do mundo antigo.
-
Pomba ou línguas de fogo
Outra hipótese aponta para uma escolha dos homens na representação visto a duas possibilidades. A pomba aparece com a representação do Espírito Santo no Batismo de Jesus e na Criação. Já na escrita da presença do Espírito Santo sobre os apóstolos em Pentecostes, ele é descrito como línguas de fogo. Como a pomba branca assume um significado mais solene e divino do que línguas de fogo, o mais provável é que ela tenha sido escolhida pelos homens, não pelo próprio Espírito Santo.
O Espírito Santo na Arte Cristão
A partir do Novo Testamento, o Espírito Santo passou a ser representado exclusivamente pela pomba branca. Ela está presente nas pinturas e quadros não apenas do batismo de Jesus, mas também em outros episódios como a Anunciação. Foi quando Maria recebeu a notícia que conceberia e seria mãe do Filho de Deus. Junto da representação de Maria e do Anjo Gabriel, a pomba do Espírito Santo também se faz presente.
Leia também: Conheça três versões sobre o Espírito de Deus
A pomba branca como símbolo da paz
A associação da pomba branca como símbolo da paz é moderna e posterior à atribuição da imagem ao Espírito Santo. Uma associação está ligada a outra, a representação divina do Espírito Santo e a cor branca, que simboliza pureza, trouxeram à humanidade a sensação de paz e sacralidade desta imagem. É interessante notar as diferenças culturais nas associações de animais com representações sacras. Na cultura indiana, os hinduístas consideram as vacas e os ratos como animais sagrados, pois eles considerados como montarias dos deuses. As vacas são a representação de Nadi, o veículo do Deus Shiva e o rato como o veículo do Deus Ganesh e por isso os indianos não os matam e os respeitam, com louvor. Na cultura ocidental, apesar da sacralidade da representação do Espírito Santo, os humanos não louvam as pombas brancas, são considerados animais vulgares.
Saiba mais :