Hon Sha Ze Sho Nen: o terceiro símbolo do Reiki
Aceito inclusive pelos adeptos fidedignos da medicina tradicional, o Reiki, ao contrário do que muitos imaginam, não consiste em uma religião, mas sim em uma técnica de equilíbrio e cura a partir da manipulação da energia. E para que essa energia seja corretamente canalizada e direcionada, aprendizes do Reiki no segundo nível devem ativar símbolos sagrados, como o Hon Sha Ze Sho Nen.
A capacitação de um reikiano acontece em 4 níveis, sendo eles o Shoden, Okunden, Shinpinden e Gukukaiden. Durante essas etapas, o aprendizado inclui alguns símbolos, sagrados e poderosos, que são estabelecidos a partir da união entre mantras e yantras.
Hon Sha Ze Sho Nen: o terceiro símbolo do Reiki
O Hon Sha Ze Sho Nen é o terceiro símbolo aprendido no segundo nível de Reiki, representando do tempo e espaço. Formado por kanjis japoneses, os ideogramas, esse símbolo significa literalmente “nem presente, nem passado, nem futuro”. Para muitos, pode ainda ser entendido como “a Divindade que existe em mim saúda a Divindade que existe em você” associado, portanto, à saudação budista namastê.
No Reiki, o Hon Sha Ze Sho Nen é o símbolo da longa distância, utilizado como forma de conectar o reikiano a outros seres, mundos e níveis de percepção. Ou seja, durante uma sessão, ele é usado para enviar energia a qualquer lugar, a hora que quiser, seja em um momento presente, passado ou futuro.
A frequência energética emitida por este símbolo age também no aspecto mental de terapeuta e paciente, ajudando a trabalhar melhor algumas questões da mente e consciência – pontos esses geradores de equilíbrios e desequilíbrios, por consequência, também no corpo físico.
Clique Aqui:
- Dai Ko Myo: o símbolo mestre do Reiki e seu significado
- Sei He Ki: o símbolo Reiki de proteção e cura emocional
- Cho Ku Rei: o símbolo da limpeza energética da aura
Como usar o Hon Sha Ze Sho Nen?
O símbolo também é muito utilizado pelo reikiano que deseja enviar energia através do tempo e espaço, bem como se desvencilhar das ligações de tempo de passado e futuro, com relação ao presente. O Hon Sha Ze Sho Nen direciona a energia do reikiano para o consciente, intervindo nas ondas quânticas, trazendo o “continuum” de tempo.
Diante desse poder de manipulação do espaço-tempo, o símbolo permite ao reikiano reprogramar o fato que gerou determinado problema ao paciente. Para isso, ele envia a energia Reiki até o momento em que a situação ocorreu, mesmo estando ela no passado.
Considerando a interação entre presente e futuro, essa energia é então enviada ao futuro, programando a forma como ela realmente deverá atuar no entendimento do paciente diante de determinado evento já esperado. Nesse caso, a energia será armazenada e acumulada num tempo futuro, sendo entregue e recebida pelo paciente na hora certa.
Como exemplo, podemos citar situações como uma entrevista de emprego, uma viagem, um exame médico ou outras. Nestes casos, o paciente que já teve uma má experiência ou trauma com qualquer uma delas, têm a oportunidade de ser “reprogramado” para aprender a lidar com elas no futuro.
Clique Aqui: Símbolos do Reiki e seus significados
Para dar início a essa transição espaço-tempo, é possível que o paciente apresente ao reikiano uma foto da época do trauma como forma de facilitar esse direcionamento energético. Caso não a possua, basta fornecer dados como uma data aproximada de quando ele aconteceu, para que o terapeuta se direcione para lá, pensando no evento.
Se o paciente não dispuser nem ao menos de uma data aproximada da época do trauma, basta que o reikiano pense no problema, fazendo afirmações positivas durante três vezes, direcionado a energia Reiki até a causa do problema, proporcionando a solução para o mesmo.
Além de casos com os citados, esse símbolo funciona de maneira bastante ampla, ainda que de um modo geral seja utilizado para entender e libertar o paciente de traumas (recentes, de infância ou até mesmo de vidas passadas), estresses e demais situações de bloqueio mental. Algumas dessas utilizações acontecem também para:
- Energizar a distância, seja um paciente que não pôde comparecer à sessão, que não pode ser tocado (devido a riscos de contágio ou lesões) ou mesmo durante autotratamentos;
- Com base nos trânsitos planetários, o símbolo também pode ajudar nas transformações das situações prestes a acontecer;
- Quando no nível 3-A, o reikiano é capaz de enviar Reiki para áreas que sofreram com catástrofes; para cidades, regiões ou países inteiros sob conflito; ou ainda para grupos ou organizações;
- Para tratar e energizar crianças e adultos enquanto estão dormindo;
- Pode ser usado também em plantas, animais e até mesmo cristais;
- Pessoas com pendências kármicas de outras vidas também podem ter essa questão trabalhada através do símbolo Hon Sha Ze Sho Nen;
- Atua ainda em doenças enraizadas nos pacientes, indo diretamente na origem das mesmas.
Ligado ao elemento fogo e à energia solar, o Hon Sha Ze Sho Nen é um símbolo que precisa da energia do primeiro símbolo (Cho Ku Rei) para ser ativado. Durante um tratamento, os símbolos do Reiki devem ser utilizados em ordem decrescente, sendo ela: primeiro o Hon Sha Ze Sho Nen; depois, caso o receptor apresente problemas emocionais, o Si He Ki; e por fim o primeiro símbolo Cho Ku Rei.
Clique Aqui: Karuna Reiki – o que é e como ele pode mudar a sua vida
Laços temporais e as muitas encarnações
Como já se pôde perceber, o símbolo Hon Sha Ze Sho Nen representa o tempo e o espaço. Portanto, muitas vezes é reservado para o envio de Reiki à distância. Algumas análises dizem ainda que tempo e espaço são, nada menos, que ilusões da mente. O que realmente existe é o vazio e o agora.
É difícil imaginar que alguém tenha pensamento diferente sobre o tempo, que não linear. Ou seja, geralmente acredita-se que um passado existiu, que existe um presente e que o futuro, inevitavelmente, existirá. No entanto, para os reikianos a linearidade não funciona dessa forma.
O conceito de tempo para um iniciado em Reiki prega a existência única do presente, e que tanto o passado quanto o futuro, coexistem também no presente. Ou seja, tudo está acontecendo agora, em uma linha temporária vertical.
O símbolo Hon Sha Ze Sho Nen atua especialmente sobre os 5º, 6º e 7º chackras, respectivamente o laríngeo, frontal e coronário. Pode, inclusive, pode ser usado para eliminar o carma do paciente, bem como para ter acesso aos registros akáshicos.
Os registros akáshicos funcionam como uma espécie de disco rígido onde se encontram armazenados conhecimentos e a sabedoria adquirida através das muitas encarnações do indivíduo. Neles estão presentes todos os pensamentos, sentimentos, emoções, compromissos kármicos e tudo aquilo que a mente emitiu desde a sua origem.
Clique Aqui: Os ensinamentos do Bambu – a planta símbolo do Reiki
Saiba mais :