Simbologia da caveira mexicana: desvende este símbolo
A caveira mexicana é palco de muitas teorias e costumes. Há quem a use por beleza e não sabe o que significa e há quem saiba e reconheça o seu valor.
Pelos povos pré-colombianos que a deram origem, a caveira mexicana tem a simbologia de representar alguém muito querido que foi morto. Assim, quando a pessoa morria, era guardado o seu crânio para que este pudesse servir em sua homenagem. Esta parte do corpo era muito importante, pois eles acreditavam que as memórias ficavam ali guardadas. Deste modo, muitos destes crânios eram pintados e decorados para que os entes queridos nunca esquecessem a energia ali armazenada.
A caveira e a vida: Dia dos mortos
Com o passar do tempo, a simbologia da caveira mexicana foi tornando-se mais popular. Hoje em dia, existe uma festa chamada “Dia dos Mortos” (do espanhol, día de los muertos). Nesta festa, de origem asteca, as pessoas que já se foram da Terra são lembradas e celebradas. O que importa para este povo não é a morte que passou, mas sim a vida que nunca deixará de existir.
Então, por incrível que pareça, a caveira nada mais significa do que a própria vida. É como se a guardássemos não como memória de morte, mas como símbolo de vida.
Coruja com Caveira Mexicana
Na simbologia da caveira mexicana também encontramos o seu desenho com uma coruja por cima, ou ao redor da caveira.
A coruja, neste sentido, simboliza a sabedoria e a inteligência do ato, existindo um grande respeito pela ave sobre a caveira. Muitas histórias populares dizem que quando alguém morre em lugar aberto e uma coruja se aproxima, isto significa que o espírito do falecido já está voando em liberdade.
Além disso, a coruja também significa a ave protetora dos mortos. Após o período de vida, os mortos vão para um lugar onde as aves de maior privilégio são as corujas, que os protegem de todo mal.
A tatuagem na simbologia da caveira mexicana
Para as caveiras mexicanas de hoje em dia, muitas pessoas resolvem tatuá-las. Quando conhecemos o seu significado, demonstramos não apenas que honramos e amamos todos o que passaram pela nossa vida, mas que também apreciamos e cremos que a vida é muito além de um plano terreno.
Créditos das Imagens –Dicionário de Símbolos
Saiba mais :