Símbolos do islamismo: conheça a fundo os símbolos muçulmanos
O islamismo, ou Islã, é conhecido como a religião das pessoas crentes de Allah, uma forma de se referir a Deus. Eles acreditam no profeta Maomé que viveu no Oriente e lhes deixou muitas mensagens de amor, compaixão e cuidados.
Devido a alguns radicalismos, esta religião teve o seu nome sujo algumas vezes, mas nunca podemos tomar como sinônimos “muçulmanos” como “terroristas”, visto que terroristas também podem ser cristãos, qualquer um que cometa uma atrocidade.
Vamos conhecer agora os principais símbolos desta magnífica religião e os seus significados.
Símbolos do islamismo: Lua crescente com estrela
A lua crescente com estrela é talvez o símbolo mais conhecido do Islã. Figurada em diversas bandeiras, este símbolo mostra-nos a revolução e a vida. Onde a estrela significa a estrela d’alva (às vezes o Sol) e a lua, a noite. Assim, os dias e a imensidão do universo são representadas por um símbolo de amor e grandiosidade.
Há também a referência ao calendário lunar, que antes era muito mais utilizado pelos otomanos nas regiões árabes.
Símbolos do islamismo: Hamsá ou Mão de Fátima
O hamsá, também conhecido como mão de Fátima, é um símbolo muito conhecido e, às vezes, nem é associado ao Islã. Muitas pessoas costumam tatuá-lo enquanto um amuleto de proteção e lembrança dos princípios sagrados: a oração, a caridade, a fé, o jejum e a peregrinação, todos representados pelos cinco dedos.
Fátima era conhecida como a filha de Maomé que, de tão pura e bondosa, não mostrava nenhuma negatividade. Ela serve até hoje como modelo para todas as mulheres que procuram a cura de seus pecados.
Símbolos do islamismo: Alcorão
O Alcorão, também conhecido como Corão, é o livro sagrado do islamismo, onde as palavras ali escritas foram direcionadas por Deus para o profeta Maomé, assim ele as escreveu como doutrina, ensinamento e deveres a todos os muçulmanos. Ele é originalmente escrito em árabe clássico, sendo uma língua muito aprendida hoje em dia.
Símbolos do islamismo: Zulfiqar
A Zulfiqar (pronunciada como “Zuficar”) seria a espada de Maomé, com várias referências mesmo fora do Alcorão. Hoje ela aparece em várias bandeiras referentes ao islamismo e à religião muçulmana. Ela simboliza a força, o heroísmo e a perseverança frente a todos os problemas da vida.
Créditos das Imagens –Dicionário de Símbolos
Saiba mais :