Símbolos judaicos: descubra os principais símbolos dos judeus
O judaísmo é uma das religiões mais antigas e consolidadas do ocidente. É muito importante para todas as sociedades pois, com os seus símbolos e crenças, ela influenciou vários países, línguas e povos. É também conhecida como a primeira religião monoteísta, ou seja, a primeira religião que prega a existência de apenas um Deus.
Vários são os símbolos judaicos e, com certeza, você já deve conhecer alguns, outros não. Vamos descobrir os seus significados.
Símbolos judaicos: Estrela de Davi
Outro símbolo muito conhecido, não apenas religiosamente, mas também diplomaticamente, sendo o símbolo da bandeira de Israel, a Estrela de Davi é um símbolo de proteção e que também representa a junção de faces opostas, do feminino e do masculino.
Símbolos judaicos: Chai
O Chai é, na verdade, uma palavra em hebraico. Ela é composta por duas letras: o “chet” e o “yud”. A junção destas cria a palavra Chai, traduzida como “vida”. Ela é utilizada pelo povo judeu para representar um amuleto de proteção e para que a vida seja cuidada por Deus.
Símbolos judaicos: Menorá
Um símbolo marcante do judaísmo é a torá. Trata-se de um candelabro que comporta 7 pontas. Em alguns rituais, principalmente do judaísmo ortodoxo, a menorá é acesa. Entretanto, hoje em dia, não existe mais essa necessidade, visto que a menorá demonstra apenas a iluminação da Torá para o povo judeu, a clareza da verdade e a luz para a fé judia.
Símbolos judaicos: Torá
A torá é também conhecida como a “Bíblia Hebraica”, onde existem os livros do judaísmo, incluindo leis, doutrinas, mandamentos e histórias de vida. O amor, a caridade e a solidariedade são envoltas por este livro que guia todos os judeus para uma vida em perseverança, união e dedicação às suas crenças.
Créditos das Imagens –Dicionário de Símbolos
Saiba mais :