Símbolos religiosos: descubra os significados da simbologia religiosa
Os símbolos religiosos são amplamente conhecidos no mundo todo, mesmo que não sigamos uma religião estabelecida, é muito difícil que consigamos viver sem já tê-los vistos. Vamos conhecê-los de maneira mais aprofundada.
Símbolos religiosos: a cruz
A cruz representa a crucificação de Jesus Cristo, sendo como base o maior símbolo do cristianismo, pois nos mostra o sofrimento de Jesus para a nossa salvação. Ela também, assim, simboliza o sagrado e o poder do grande mestre.
Símbolos religiosos: o peixe
O peixe também mostra-se como um símbolo cristão. Várias relações podem ser estabelecidas entre este animal e a vida cristã. O peixe era o principal alimento para os povos judeus e, além disso, foi o alvo de um dos milagres de Jesus, quando este o multiplicou para alimentar milhares de pessoas. O peixe também significa a salvação de almas, pois Jesus disse aos discípulos de “pescarem homens” para o seu reino.
Símbolos religiosos: lua crescente com estrela
A lua crescente com estrela é um importante símbolo do islamismo. Antigamente era o símbolo do império otomano e, logo depois, foi adotado pelos muçulmanos. Este símbolo representa, além de um caráter lunar mediante o calendário lunar que antes era seguido, uma simbologia de união, como se a luz beijasse a estrela d’alva, representada algumas vezes pelo sol.
Símbolos religiosos: Om
Este símbolo, muito ligado à religião hinduísta, provém de uma sonoridade exalada pela nossa caixa torácica quando dizemos “Om”. Após esta descoberta para a meditação, este processo começou também a se chamar de “Omkar”, o nome do símbolo. Assim, esse som que ressoa e promove-nos a paz e mansidão é muito importante para os princípios hindus e budistas.
Símbolos religiosos: estrela de Davi
A estrela de Davi é conhecida principalmente por ser um símbolo judaico e, muitas vezes, cristão. Como dois triângulos sobrepostos em conformidade, ela representa o homem e a mulher, o feminino e o masculino, o céu e a terra e, assim, as dualidades para uma vida pacífica.
Entretanto, este símbolo também é observado entre os hindus como um representante de seus principais deuses, em cada uma das seis pontas pela trindade de Brahma, Vishnu e Shiva.
Símbolos religiosos: flor de lótus
E, por fim, temos a flor de lótus, um dos principais símbolos do budismo, representando a pureza de uma flor que nasce apenas entre o lamaçal, mas que é a flor mais pura, branca e limpa de toda a face da terra. Ela representa um coração sem mácula e aberto para as virtudes do ser e do espírito.
Créditos das Imagens –Dicionário de Símbolos
Saiba mais :