Simpatia para fazer bebê parar de soluçar
Se em um adulto o soluço já pode ser um tormento, imagine para um pequeno bebê que mal pode fazer algo por si próprio. Pois é, por isso mesmo separamos aqui algumas famosas superstições para fazer o bebê parar de soluçar e devolver tranquilidade ao seu pequeno.
Simpatias para parar de soluçar
Se o seu bebê estiver soluçando sem parar, é hora de agir. Começando pegando um pequeno pedaço de lã ou um pelinho de manta ou de cobertor de criança. Faça então uma bolinha com o material usando os dedos e molhe ela com saliva. Cole então a bolinha na saúde do bebê para que ele pare de soluçar.
Outra opção é pegar um fiapo de roupa vermelha e colocá-lo sobre a testa do seu neném e o deixe ali até que o soluço do pequeno pare.
Há ainda quem use outra simpatia para fazer o bebê parar de soluçar. Ela consiste no uso de um chumaço de algodão, que assim como nas demais, deve ser colocado na testa do bebê.
Clique aqui: Florais para o seu bebê dormir bem e superar inseguranças
Soluço em crianças maiores
Se quiser parar o soluço de um adulto ou uma criança maior, existem outras técnicas que podem ser utilizadas segundo a crendice popular. Veja algumas:
- Tome água gelada: Acredita-se que a ingestão da água estimularia o nervo a funcionar de forma correta, fazendo com que o soluço diminuísse.
- Respirar dentro de um saco: Há quem diga que ao respirar dentro de um saco de papel o aumento da concentração de gás carbônico no organismo estimularia o sistema nervoso fazendo o soluço parar.
- Tapar o nariz: Outra técnica para parar de soluçar envolve fazer uma manobra respiratória. Para isso, seria necessário tapar o nariz e fazer força para soltar o ar. É preciso no entanto ter cuidado com a pressão nos tímpanos.
- Limão: Outra crença popular diz que uma colher de sopa de limão ou o suco de meio limão diluído em água ajudaria a parar o soluço.
- Vinagre: Uma colher de chá de vinagre também pode ajudar a parar o soluço.
Por que temos soluço?
O soluço ocorre quando há uma irritação no nervo frênico, que está localizado no pescoço e passa pelo coração e pulmões até chegar ao diafragma. Este nervo auxilia nossa respiração e por isso quando ocorre uma perturbação no mesmo, temos soluços.
É como se houvesse uma pane no organismo, deixando de existir sincronia do diafragma e da glote. Quando há então a dificuldade na passagem do ar para os pulmões, o barulho de soluço é ouvido.
O que causa soluço
Existem muitos fatores que podem levar ao soluço e é verdade que nem todos são conhecidos. Em geral, podem ocorrer quando comemos demais, bebemos coisas quentes, geladas ou gasosas, pois isto faz o estômago inchar, o que prejudica o funcionamento do nervo frênico e contrai o diaframa.
Clique aqui: Os benefícios da Shantala para a saúde do seu bebê
Como evitar soluços em bebês
Existem algumas medidas que podem ajudar a evitar o soluço em bebês e nós as listamos abaixo. Se tiver dúvidas, sempre converse com o pediatra.
- Dar de mamar: Quando o bebê mama ele faz o ato de sucção que o ajuda por meio da redução do reflexo do diafragma.
- Colocar para arrotar: Durante as mamadas é muito fácil que o bebê engula ar e ao ser colocado na posição vertical ele consegue expeli-lo.
- Verificar a temperatura: Baixas temperaturas podem causar soluço. Por isso, fique sempre atento para que seu bebê esteja bem aquecido.
Saiba mais :