9 sinais de que você está desperdiçando sua vida
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Nem tudo na vida pode ser flores, mas o quanto da vida que você leva te dá satisfação? Será que você está realmente vivendo ou está deixando o tempo passar? Aqui vão 9 sinais de que você está desperdiçando sua vida. Se for seu caso, é hora de mudar! Muito em nossa vida pode ser transformado, de forma que a nossa encarnação valha mesmo a pena. Nunca é tarde para começar!
Você está vivendo ou sobrevivendo?
O quanto você faz o que gosta?
Seja como profissional, ou, seja na vida particular, quanto tempo você gasta fazendo coisas que gosta? Atividades que tragam prazer ou tenham algum retorno relevante para você? É claro que existem realidades tão difíceis que não tem espaço para muita coisa além de trabalhar duro para pagar contas. Mas ainda assim há que se arrumar tempo para projetos pessoais, para atividades que alimentem a alma e não só o banco. Se nada do que você faz tem um sentido maior ou traz conforto, então você está desperdiçando sua vida ou o pouco tempo que existe em sua vida que pode ser usado só para você.
Sinais de que você está desperdiçando sua vida – Como você se trata?
Aquela vozinha mental que temos, que nasce do juízo que fazemos de nós (e às vezes também da ideia que os outros têm de nós) incentiva ou deprime você? Tem pessoas que são muito duras com elas mesmas e exigem de si uma performance inabalável e perfeita o tempo todo. Esse gasto de energia e desgaste mental faz a vida andar para trás, não para frente. Claro que não podemos cair na tentação de afagar nossas próprias cabeças e permanecer egoístas e infantilizados. Mas autoperdão (com equilíbrio crítico, reflexão e mudança) é vida. Qualquer outra coisa é pura perda de tempo.
O quanto você cuida de você?
Muitas pessoas cuidam do corpo e da aparência porque se odeiam, não porque se amam. O objetivo é parecer mais bonita, mais jovem, mais magra. O pretexto é a saúde e o amor-próprio, mas há poucas pessoas nas academias que estão lá porque se amam. A maior parte não se aceita e deseja alcançar um padrão estético inalcançável. Se exercitar é um ato de amor, de preservação da saúde e do bem-estar físico e emocional. Quando não é esse o horizonte, estamos desperdiçando um tempo valioso correndo atrás de um valor que é material e passageiro, pois, um dia, a idade vai chegar e a morte também. Se você hidratou o rosto, será um cadáver hidratado e sem rugas, meus parabéns. Mas não mais do que isso. O que vamos levar deste mundo não está em nossa forma física, na aparência que temos nem o quanto conquistamos na vida. São os valores que importam, é o amor que importa. E o amor que damos para nós também é muito importante também, e pode determinar em quais condições deixamos esse mundo e como seremos recebidos no outro. Se amar tem muito mais a ver com aceitação do que com barriga chapada e toneladas de maquiagem e procedimentos estéticos. Não perca tempo, se dê tempo.
Você alimenta sua alma, sua mente?
Quando encarnados, sabemos que alimentar o corpo é essencial para continuarmos vivos. Mas nem sempre lembramos de alimentar nossa mente, nosso espírito. Só trabalhar é uma tremenda perda de tempo. Precisamos de mais para que a nossa alma se aquiete e a experiência da vida tenha sentido e valha a pena. E como é possível despertar a consciência senão através do conhecimento? E hoje em dia não tem mais desculpa. O conhecimento está espalhado nas redes, podemos ler livros na internet e existem perfis que geram conteúdos incríveis sobre espiritualidade, filosofia, literatura, política, física, astronomia e outras ciências. Aproveite a era da informação para crescer. Escolha aquilo que vê, que consome, que segue, onde gasta seu dinheiro e seu tempo.
Como você se sente ao acordar?
Não sei você, mas já houve épocas em que eu sentia vontade de chorar (e algumas vezes fiz isso) assim que o despertador tocava. Nada tinha sentido, perder tempo da minha com aquilo não tinha mais sentido. Se isso acontece com você é hora de mudar, porque você está desperdiçando sua vida. E muito. Procure outro trabalho, invista em algum curso, mude de área, mude de cidade, de país, mude tudo que puder. Às vezes pensamos que a felicidade está em um lugar, mas ela está em outro. Talvez você seja mais feliz com um trabalho mais simples, uma vida mais estável e tranquila ao invés de dedicar todo seu tempo almejando o topo de uma carreira que vai consumir o que você tem de mais precioso. Ou talvez, no seu caso, seja o contrário. Não importa, o que faz acordar pela manhã valer a pena é particular, mas é verdade para todos que sentir-se mal quando toca o despertador é um grave sinal de que sua vida está sendo desperdiçada.
Sinais de que você está desperdiçando sua vida – Você trabalha a aceitação?
Falar de fé é fácil, o difícil é aplicar isso na vida, na rotina. Quando as coisas não acontecem como você espera, como você reage? Você mantém a lucidez e o equilíbrio emocional, ou fica se abala com a situação? Pois é. É justamente nessas horas, quando apesar dos nossos esforços as coisas não evoluem, que devemos entregar ao universo e aceitar. Não é só a nossa vontade que conta e nem sempre vamos ter o que queremos, da forma como queremos. E se entramos na energia da revolta, da crítica, da reclamação, estamos desperdiçando muita energia mental e também espiritual que deveria estar focada em solução, adaptação e aceitação. Aceitar é ganhar tempo.
“O que tem de ser tem muita força, tem uma força enorme”
Sinais de que você está desperdiçando sua vida – Você ainda sonha?
A vida pode nos sugar a tal ponto, que chega um momento que parece que estamos sobrevivendo, não vivendo. E paramos de sonhar, de fazer planos para o futuro. Ou mesmo quando, em alguns casos, o presente está tão agradável que almejar qualquer mudança nem nos passa pela cabeça. Isso não é bom. É preciso ter planos, sonhar! E não precisa ser um futuro distante não, planejar algo para o próximo mês ou próximo ano já é suficiente para criar espaço para que a parte leve da vida aconteça. Não pare de fazer planos!
Sinais de que você está desperdiçando sua vida – Quem você mantém por perto?
Nossas relações dizem muito sobre nós. Tem pessoas que estão em nossa vida que não podemos, simplesmente, deixar de conviver, de nos relacionar. Mas fora desse círculo, quanto tempo você perde com pessoas que não valem a pena? Que são tóxicas? É bom deixar claro que não se trata de escolher os amigos pela vibração, como muitas pessoas imaginam. Tem gente que acha que amigo bom é amigo equilibrado, sem problemas, feliz. Quem nunca ouviu que “Fulana é pesada, Beltrana é tão negativa, Cicrana só tem problemas, credo”. Esses ungidos da energia positiva não percebem que o que conta é o caráter, o coração. Se a pessoa é sua amiga, mas vê a vida de uma maneira mais carregada, qual é o problema? Você não conhece a realidade dela ou não tem empatia suficiente para perceber que para tudo há um motivo. Talvez a vida tenha juntado você com essa amiga, para que você, com sua perspectiva mais otimista, possa ajudá-la a ter uma vida mais leve. Uma troca, uma relação de igualdade, não uma relação onde precisamos receber coisas em troca, mesmo que essa “coisa” seja uma energia aparentemente “positiva”. Essa é a ideia de evoluir, de despertar, pois é ajudando aos demais que crescemos, é estabelecendo laços verdadeiros que evoluímos. Energia você doa, mas recebe de volta depois.
A questão é perceber quem realmente tem um caráter com qual valha a pena se relacionar. E isso não depende de energia, crença, sucesso, fracasso, visão de vida (poucas vezes até depende, se o pensamento do outro é criminoso, por exemplo). É aquela pessoa que você quer manter por perto sem nenhum interesse, sem receber nada em troca. Só de estar junto é o suficiente, faz bem. Há troca, respeito, amor. Se não for assim, não vale a pena perder nosso tempo.
“Porque era ele, porque era eu”
Você sai da sua zona de conforto?
Cobra que não anda não caça sapo, dizia minha avó.Penso que muito da vida está nessa frase. Tudo está em movimento o tempo todo e precisamos agir na matéria para que certas coisas aconteçam. Querer ter o controle de tudo, segurança em cada passo, nos faz perder tempo, nos faz não realizar certos sonhos. Tem horas que devemos manter o pé no chão, e tem horas que precisamos arriscar, sair da zona de conforto e ir além. E lá no fundo, nós sempre sabemos quando estamos diante desse tipo de situação, e quando estamos a beira da irresponsabilidade. Às vezes é melhor dar um passos para trás, para depois dar dois para frente no momento certo. Isso é maturidade, isso e lucidez, isso é viver desperto; saber quando agir, quando parar, e quando deixar a vida nos conduzir.
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”
Saiba mais :