Síndrome do pânico: causas e fatores de risco
Configurada como um mal psicológico, a síndrome do pânico vem acontecendo cada vez mais entre nós brasileiros. Uma sensação de eterno desespero, acompanhada de um sentimento de morte horrível. Estes sintomas, muitas vezes descritos pelas vítimas como o sentimento da própria morte, são muito prejudiciais para a nossa saúde mental, vindo também a desenvolver outros males.
Hoje iremos tratar das principais causas da síndrome do pânico e se existem verdadeiramente fatores de riscos que aumentem a probabilidade de sua ação em nosso organismo.
Síndrome do pânico: causas
Como a síndrome do pânico é muito ligada com a ansiedade, muitos dos sintomas e causas desta são repassados à outra. Assim, o estresse e a espera por algo são muito comuns e, em níveis altos, podem vir a provocar um surto de síndrome do pânico.
Um trauma de infância, como o abuso sexual, a violência doméstica ou até mesmo imagens perturbadoras, pode ser um fator desencadeante desta síndrome.
Pessoas muito atarefadas, sem tempo para descansar e com uma vida repleta de estresse e desordem, podem vir a desenvolver a síndrome do pânico com a sensação de que estão próximas da morte e de que não conseguem fazer nada. Pessoas que também passaram pela situação de morte recente ou da morte de algum próximo possuem fortes chances de terem em si a origem da síndrome.
Clique Aqui: Síndrome do pânico: perguntas mais comuns
Síndrome do pânico: fatores de risco
A síndrome do pânico, como qualquer outra doença, também possui os seus fatores de risco, ou seja, fatores agravantes para o provável desenvolvimento da síndrome. Entre eles, podemos destacar os principais:
– genética
– estresse contínuo
– pessoas com natureza forte
– longas jornadas de trabalho
– pessoas do sexo feminino
Existem muitos outros motivos, entretanto estes são os principais.
Hoje em dia, quando se é mulher, quando o estresse é contínuo e as horas de trabalho imensas, a síndrome do pânico pode aparecer com uma facilidade assustadora. Às vezes pensamos que isto nunca via acontecer com a gente e que esta síndrome do pânico só acontece com quem já possui outros problemas mentais. Entretanto, não é verdade. Quando menos esperamos, ela pode acontecer. Sobretudo se vivemos uma vida pesada, sem paz e sem descanso, onde existe apenas trabalho, traumas e cansaço extremo.
Saiba mais :