Skincare no outono: quais os principais cuidados para manter a pele hidratada
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Com a chegada do outono, as temperaturas ficam mais amenas e o tempo mais seco, por isso, a pele necessita de cuidados especiais, principalmente para evitar ressecamentos. Independentemente do tipo de pele, a hidratação é fundamental e deve fazer parte da rotina de cuidados.
A dermatologista Mariana Okamura alerta que o primeiro cuidado é evitar banhos demasiadamente quentes e longos. Além disso, o uso exagerado de esponjas e buchas vegetais é importante para não reduzir ainda mais a hidratação natural da pele. Segundo a profissional, a utilização em excesso desses materiais pode deixar a pele ainda mais seca e vulnerável a alergias e irritações.
Além desses primeiros cuidados que começam no banho, a recomendação da especialista é não economizar na hidratação, tanto no rosto quanto no corpo, com produtos à base de ácido hialurônico, óleos vegetais ou antioxidantes ao menos duas vezes ao dia. Mariana alerta que a hidratação dos lábios também é muito importante. Nos dias mais frios, a boca pode ficar mais ressecada.
E, é claro, que as mãos também precisam ser hidratadas constantemente, afinal, estão sofrendo bastante com o uso do álcool em gel, item indispensável nos dias atuais que, de acordo com a dermatologista, leva a um ressecamento bem importante da pele.
Para cada pele, um tipo de cuidado diferente
Cada tipo de pele requer um cuidado diferente, mas, no geral, a profissional explica o que deve ser feito, independente da pele. “Não esquecer do uso do filtro solar, mesmo em dias nublados ou com a temperatura mais amena. Estes fatores não impedem que a radiação solar atinja a sua pele”, ensina.
A dica para peles com tendência maior a oleosidade é optar por hidratantes em sérum ou oil free, com textura mais leve, e complementa que é fundamental hidratar-se de dentro para fora ingerindo bastante água e ou líquidos para auxiliar na recuperação do ressecamento cutâneo.
Com pequenos ajustes na rotina de skin care, é possível obter maior hidratação e garantir a saúde da pele. “Sugiro incluir os cremes, loções ou séruns hidratantes após lavar o rosto, antes da aplicação do protetor solar. E de noite, antes de dormir, antes ou depois dos cremes e ácidos noturnos ou intercalando seu uso com eles”, recomenda a especialista.
Saiba mais :