Desapego: aprenda a dizer adeus
Quase todo mundo tem apego por alguma coisa. A estima é tão forte que […]
Por mais que estejamos inseridos em uma sociedade cada vez mais próxima (virtualmente), nos sentimos cada vez mais sozinhos. Por definição, “solidão” significa sentir-se triste e infeliz devido ao isolamento social; sensação de vazio e necessidade de algo novo para que possa se transformar. Mas sabe o que pode provocar essa transformação? Você mesmo.
Para superar, ou conviver pacificamente, com a solidão, você precisa entender ela. Entenda os motivos que te fazem sentir assim para então descobrir a melhor forma de lidar com esse sentimento.
Às vezes, você pode chegar à conclusão de que sua real necessidade é aprender a lidar com nossa própria vida — e por isso começamos a preencher um vazio na companhia de outras pessoas. Comece a aprendendo a curtir estar consigo mesmo, para depois passar a encontrar boas relações espontaneamente, sem pressão e com o encaixe ideal para te fazer feliz.
Quando falamos em solidão, o que você sente? Raiva? Tristeza? É muito importante saber identificar as emoções quando estamos nos sentindo sozinhos, pois é assim que encontramos formas de impedi-las de nos machucar. Em seguida, é necessário interromper ou mudar todas as atitudes que vêm alimentando a situação.
A verdade é que nós, seres humanos, evoluímos para estarmos conectados. E por mais que devêssemos aprender a valorizar a solidão, ser excessivamente sozinho também tem seus pontos negativos.
Então faça novos amigos, seja mais gentil com as pessoas do seu dia-a-dia, puxe conversas, visite um parente que você já não vê há tempos. São pequenos gestos, mas valiosos para quem deseja se conectar com pessoas interessantes, aumentar a rede de contatos e se sentir mais seguro em meio a reciprocidade. Até mesmo a chegada de um animal de estimação pode ser o faltava para apaziguar a solidão.
Agora pense um pouco mais. Você realmente deseja uma companhia ou quer estar ao lado de alguém por puro medo do vazio e do desconforto de estar só? Se respondeu a segunda alternativa, provavelmente se sentirá ainda mais solitário, mesmo rodeado de pessoas.
Procure incluir na sua rotina algumas atividades que lhe permitam aproveitar sua própria companhia. Faça coisas que você nunca faria acompanhado de alguém! Liberte-se, inspire-se e trabalhe em aspectos significativos.
Tem vergonha de ir a um café ou ao cinema sozinho? Então livre-se das amarras sociais e vá! Aos poucos você descobrirá que não é o único a fazer isso, e também perceberá que pode se sentir muito bem com esses programas na própria companhia.
E tem mais. É muito importante observar seu próprio estilo de vida e seu comportamento perante a solidão. Se você é uma pessoa mais introspectiva, não adianta se comparar aos seus amigos mais expansivos, pois isso só tente a aumentar a insegurança e a desvalorização dentro de você. Então seja sempre verdadeiro consigo mesmo.
Quase todo mundo tem apego por alguma coisa. A estima é tão forte que […]
Como perdoar traição? É possível? Como? A traição pode ser encarada como uma quebra de […]
Em diversas ocasiões de nossas vidas sentimos tristeza, ansiedade, entre outras emoções desagradáveis. Essas […]
Nós, humanos, somos criaturas sociais, que estamos sempre nos comunicando com outras pessoas, dando […]
A solidão pode ser uma assassina, como a ciência sugere, e como quase todos […]
No mundo de hoje vivemos com a nítida sensação de que os dias passam […]
Todos queremos viver uma vida alegre, cheia de sucesso, abundância e prazer. Mas, muitas […]
A depressão é um transtorno psiquiátrico terrível, que se torna cada vez mais comum. […]