Significado espiritual de dezembro: mês do solstício
Com certeza, dezembro é um mês agitado para muitas pessoas. Para os cristãos, acontece o Natal, que representa o nascimento de Jesus Cristo. Além disso, ocorre o solstício de verão no hemisfério sul e de inverno no hemisfério norte. Dezembro ainda é um mês de grandes fechamentos e de preparação para um novo ano. Veja neste artigo, um pouco sobre o significado espiritual de dezembro.
“E para finalizar o ano em beleza chegou dezembro, com a doçura do Natal e a folia do réveillon”
Significado espiritual de dezembro: origem do nome
O nome dezembro deriva do termo latino devem, que significa dez. Ele era o último mês do calendário antigo que continha dez meses. Neste tempo, janeiro e fevereiro ainda não haviam sido incorporados ao ano. Depois da mudança, dezembro continuou ocupando o último lugar, se tornando o décimo segundo mês. Sua função de fechar o ano já dura séculos e seus trinta e um dias são aqueles em que se lembra de tudo o que foi feito durante os meses anteriores.
O significado espiritual do último mês do ano
O solstício de verão acontece nos dias 21 ou 22 de dezembro em cada ano. No caso do hemisfério sul, é a volta da presença do sol. Por isso, é como um renascimento referente à vida, ou renascimento das divindades e novos começos.
Este período nos lembra que devemos nos alegrar, que o sol está próximo à nós. Também é um tempo para descansar e refletir sobre o ano que está acabando e o novo ano que virá. No Brasil, temos uma forte cultura de renovação, de fazer planos na noite da virada e de comemorar a vida. Também é um tempo de muitas confraternizações, de encontrar com pessoas que amamos e presentear o outro.
As comemorações de dezembro
O Natal se tornou uma data icônica em todo o mundo. Trata-se de um dia fundamental para o significado espiritual de dezembro, quando as famílias se reúnem na noite anterior e no dia do Natal para celebrar juntos a chegada do salvador do mundo. É um momento para desejar as melhores coisas e aproveitar com as pessoas que amamos.
Dezembro é um mês cheio de comemorações. O espírito de amizade o amor estão presentes em todos os momentos. É um tempo estranho, muitas vezes nostálgico, mas agradável, em que parece que todos os seres humanos se amam mais.
Também é um período de reflexão, para analisar tudo o que aconteceu durante o ano. Dezembro é um mês para pensar o que fizemos de errado e enfrentarmos o novo ano sem cometer os mesmos erros. É hora de decidir como queremos ser no ano que está por vir.
Com certeza, é um momento interessante para esclarecer pensamentos e purificar a alma. Portanto, se dedique a limpar seu interior de energias negativas acumuladas durante o ano e atrair boas e novas vibrações.
Saiba mais :